O Banco Santander Portugal encontra-se com novas oportunidades em aberto.
O Banco Santander em Portugal foi fundado em 1988, e é atualmente o terceiro maior banco (o segundo é o Banco Comercial Português e o primeiro é a Caixa Geral de Depósitos, banco público). A presença do Banco Santander em Portugal começou pela compra de 10% do Banco de Comércio e Indústria em 1988 tendo atingido a participação maioritária em 1993. Banco Santander Totta surgiu da fusão em 2004 entre o Banco Santander, o Banco Totta e Açores e o Banco Crédito Predial Português, adquiridos em 2000. Nesta fusão o Banco Santander permaneceu como accionista maioritário. As 3 marcas mantêm-se até 2006 passando a denominar-se Banco Santander Totta.
Em dezembro de 2015, o Banco Internacional do Funchal é também incorporado. Em junho de 2017, o Banco Popular é incorporado no Banco Santander Totta. Em 2018, o Banco Santander Totta passou a designar-se Banco Santander Portugal, no âmbito da estratégia de renovação da marca global do Grupo Santander.
Principais Responsabilidades em algumas das vagas (Apanhado Geral):
- Definir e priorizar o roadmap de ações de marketing digital;
- Contribuir para o crescimento do negócio, compreendendo e pensando o modelo de negócio com espírito crítico;
- Desenvolver uma visão estratégica a curto, médio e longo prazo sempre coordenado com a área de produto;
- Identificar novas campanhas e casos de teste para diferentes audiências e com diferentes propostas de valor;
- Identificar novas jornadas de clientes e otimização das jornadas existentes;
- Identificar e testar novas oportunidades de melhoria e conversão;
- Potenciar a vertente de inovação com base em novas ferramentas de marketing digital;
- Acompanhar os principais KPIS de marketing digital;
- Coordenar uma equipa multifuncional, com capacidades de desenvolvimento, Analytics, CRM e criativas
- Suporte à implementação do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados);
- Apoiar o Responsável de Proteção de Dados Pessoais (DPO) no exercício das suas funções;
- Acompanhar os procedimentos de proteção e tratamento de dados pessoais;
- Apoiar as diversas áreas do Banco na revisão de procedimentos e práticas ao abrigo da regulamentação aplicável;
- Interpretar e apoiar a implementação de regras legais e regulamentares aplicáveis à atividade.
- Análise e compreensão do funcionamento das Áreas do Banco relevantes e dos principais repositórios e motores de dados utilizados, nomeadamente em Capital, ALM, Mercados Financeiros, Controlo de Gestão (MIS), Contabilidade, Riscos e Analítica de Dados;
- Participação nos principais projetos de dados do Banco, incluindo implementação de novos repositórios e processos de reporte e implementação de novos processos de captura de dados;
- Identificação e inventariação de incidências de qualidade de dados a partir da exploração de repositórios de dados do banco, de relatórios de Auditoria ou dos Supervisores, ou de análises pelas distintas Áreas;
- Avaliação dos temas identificados, identificação de casuísticas e priorização;
- Desenho, desenvolvimento e implementação de controlos de qualidade de dados;
- Colaboração na definição de estratégias ou planos de atuação para correção de incidências;
- Análise end-to-end, reformulação e otimização do desenho de processos e/ou workflows e apoio na implementação das alterações com o objetivo de assegurar qualidade e coerência integral – para o efeito, articulação com Áreas relevantes e/ou Tecnologia;
- Análises de consistência entre distintos processos e/ou repositórios do Banco;
- Contribuir na melhoria contínua dos processos tecnológicos e não tecnológicos definidos ao longo do processo qualidade de dados;
- Análise e preparação de reportes periódicos e informação de Gestão.
Requisitos em algumas das vagas (Apanhado Geral):
- Sólida experiência em marketing digital (3 ou mais anos)
- Experiência com ferramentas de visualização de dados (Power BI, Data Studio)
- Experiência com ferramentas especificas como Google Analytics, Google Tag Manager, Google Optimize
- Sólidos conhecimentos de Excel
- Licenciatura e/ou Mestrado em Gestão, Economia, Engenharia ou Marketing
- Sólida experiência em marketing digital (3 ou mais anos)
- Experiência com ferramentas de visualização de dados (Power BI, Data Studio)
- Experiência com ferramentas especificas como Google Analytics, Google Tag Manager, Google Optimize
- Sólidos conhecimentos de Excel
- Licenciatura e/ou Mestrado em Gestão, Economia, Engenharia ou Marketing
- Licenciatura em Direito com conhecimentos académicos sólidos;
- 3/ 4 anos de experiência profissional na Área de Proteção de Dados;
- Conhecimento dos idiomas inglês e espanhol;
- Espírito proactivo, capacidade de trabalho em equipa e de relacionamento interpessoal;
- Elevada capacidade de comunicação, organização e gestão de trabalho.
- Mestrado em Gestão, Finanças, Economia, Engenharia e Gestão Industrial, Gestão de Informação ou equivalente;
- Mínimo de 2 anos de experiência de funções relacionadas com reporte regulatório bancário, nomeadamente FINREP, COREP e SREP, qualidade de dados ou similar;
- Conhecimentos de exploração de dados e gestão de dados (SQL, SAS, R, Python, …);
- Bons conhecimentos de inglês (oral e escrito);
- Capacidade de análise, com espírito crítico e construtivo;
- Sentido de responsabilidade e orientação para o detalhe e rigor;
- Boas capacidades de organização, autonomia e proatividade;
- Dedicação e resiliência;
- Espírito de Equipa e boa comunicação interpessoal.
Em Junho de 2017 o Banco Santander (casa mãe espanhola) comprou o Grupo Banco Popular Espanhol pelo valor simbólico de um euro, devido às sucessivas perdas de liquidez deste último. Atendendo a esta operação o Banco Santander Totta incorporou as operações do Banco Popular em Portugal, desaparecendo assim o Banco Popular em Portugal e aumentando de dimensão o Banco Santander Totta.
Em 2018, o Banco Santander Totta passou a designar-se Banco Santander Portugal, no âmbito da estratégia de renovação da marca global Santander. Poderá consultar todas as oportunidades no linkedin desta empresa.