A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa MHIH é uma organização secular católica portuguesa sem fins lucrativos.
AA Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) é uma pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública administrativa, nos termos dos respetivos estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 235/2008, de 3 de dezembro.
Mesmo com as outras Misericórdias portuguesas classificadas como “Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS)”, após estatuto aprovado em 1979 (artigo 61º do Decreto-Lei n.º 519 - G2 / 79, de 29 de Dezembro), a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa continuou em regime especial, sendo então denominada “Instituto público”.
Perfil geral do Candidato/a para algumas das vagas na área:
- Experiência profissional mínima de um ano em ERPI (Estrutura Residenciais para Idosos);
- Habilitações escolares até ao 12º Ano (reconhecidas em Portugal);
- Autorização de Residência para exercer atividade profissional em Portugal;
- Cursos de Formação Profissional na área de Geriatria, Nível 2 – Agente de Geriatria Pro- Profissional ou Nível 4 – Técnico de Geriatria Pro- Profissional;
- Disponibilidade para trabalhar de segunda-feira a domingo, em regime de 3 turnos (Manhã/Tarde/Noite – Rotativamente) e com 2 folgas rotativas;
- Motivação para trabalhar com população idosa / deficiente.
- Capacidade de resiliência;
- Assumir uma postura facilitadora do relacionamento interpessoal, adequada ao contexto social e profissional;
- Capacidade de Iniciativa;
- Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinar.
Oferta geral em algumas vagas na área:
- Contrato Individual de Trabalho;
- Enquadramento ajustado à especificidade da função;
- Remuneração ajustada à atividade;
- Seguro de saúde;
- Oportunidade de valorização profissional.
Anos após, já durante o final da década de 1950 e começo da década de 1960, a Santa Casa passa por mudanças nos ideais de gestão, além de realizar acordos com várias instituições de apoio assistencial. Outra novidade foi a atuação em novas áreas, como a de Medicina do Trabalho. Constituindo a medicina preventiva como um dos maiores pilares para a SCML durante a década de 1960.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem como missão a promoção do Bem Comum e atua principalmente junto das pessoas mais desfavorecidas. Mais conhecida pela área da Ação Social, a SCML tem também uma intervenção significativa nas áreas da Saúde, Educação e Ensino, Cultura, Inovação e iniciativas relacionadas com o setor da Economia social. Conforme o novo Estatuto da SCML, vigente desde sua aprovação em 3 de dezembro de 2008, pelo Decreto-Lei nº. 235/2008.