Um Banco é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários.
O Novo Banco foi capitalizado com recursos da linha da Troika. Usaram-se os 380 milhões que já estavam no fundo. O restante foi colocado pelos bancos privados em Portugal, somando 635 milhões de euros. Este fundo, que tem três administradores, é o único acionista do Novo Banco, até à realização de uma operação de venda. O Fundo de Resolução é uma estrutura criada em 2012 e que resulta de contribuições dos bancos e institutos financeiros em Portugal e da contribuição especial imposta ao sector financeiro. É auditado pelo Banco de Portugal e fiscalizado pelo Tribunal de Contas.
Principais atividades a desempenhar (Apanhado geral das vagas encontradas):
- Realização de auditorias relacionadas com riscos financeiros, solvabilidade e liquidez, incluindo, reportes regulamentares, planeamento e gestão de capital (ICAAP, COREP), plano de recuperação, planeamento e gestão de liquidez (ILAAP), stress testes, entre outros;
- Avaliação da conformidade com as políticas, normas, procedimentos e regulamentação aplicáveis;
- Elaboração de recomendações para a melhoria dos processos e dos sistemas, mitigação do risco e reforço do sistema de controlo interno.
- Análise de avaliações imobiliárias;
- Apoio no tratamento da documentação suporte às avaliações imobiliárias;
- Apoiar o Diretor e Gestores de Cliente Empresas com o objetivo de prestar um serviço e atendimento de qualidade;
- Estabelecer e desenvolver uma relação de serviço com o cliente Médias Empresas, atendendo os Clientes presencial e telefonicamente;
- Manter uma atitude proativa face às solicitações dos clientes, promovendo um serviço e atendimento de qualidade;
- Tratar as reclamações de clientes e desenvolver todos os esforços para as resolver, em articulação com os Gestores de Cliente Empresas, o Diretor de Centro de Empresas e com a Gestão de Reclamações Departamento Compliance;
- Controlar a gestão de Limites de Crédito;
- Executar e conferir o processamento das operações, cuja responsabilidade pertence ao Centro de Empresas;
- Pesquisar, selecionar, organizar e atualizar as informações necessárias ao desempenho da sua função, referentes a clientes, produtos, serviços e procedimentos;
- Garantir a gestão eficiente do arquivo do Centro de Empresas;
- Participar em projetos e serviços prestados pela unidade de Informação de Gestão
- Articular com outros departamentos no âmbito da prestação de serviços e de projetos de evolução aplicacional
- Assegurar o cumprimento das políticas e princípios de governo de gestão de dados, instituídos no GNB
- Analisar e desenvolver soluções de tratamento, enriquecimento e disponibilização de Informação de Gestão
- Participar na gestão, configuração e manutenção dos modelos que o banco utiliza e está a desenvolver
- Produzir indicadores de gestão e dashboards de acompanhamento específicos para cada unidade de negócio
Perfil e competências (Apanhado geral das vagas encontradas):
- Formação superior nas áreas de Gestão, Finanças, Economia ou Matemática;
- Experiência mínima de 4 anos em Auditoria ou Risco;
- Conhecimentos no âmbito da gestão e do controlo de riscos de solvabilidade, de liquidez e/ou de mercado (com preferência para este último);
- Bom domínio da língua inglesa (falado e escrito);
- Utilizador experiente em MS Office;
- Conhecimentos de SQL e/ou SAS são valorizados;
- Disponibilidade para deslocações;
- Valoriza-se ainda a capacidade de negociação, de trabalho em equipa, objetividdade, espírito crítico, tratamento de informação/análise de dados, boa comunicação
- Licenciatura/Mestrado em Engenharia Civil:
- Inscrição na CMVM como perito avaliador (preferencial);
- Capacidade de organização e planeamento;
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Domínio de ferramentas do Office e AutoCad;
- Bom domínio da língua inglesa (expressão oral/ escrita);
- Disponibilidade;
- Experiência profissional (preferencial).
- Recém Licenciado em Gestão, Economia, Finanças ou Contabilidade (preferencial)
- Boa capacidade de relacionamento e de trabalho em Equipa
- Proatividade e capacidade negocial
- Orientado para obtenção de resultados
- Inglês
- Conhecimentos das ferramentas do Office 365
- Licenciatura em Engenharia, Matemática, Gestão e Informática e Gestão
- Gosto por temas informacionais e curiosidade em temas centrais da atividade: Data Analytics, Big Data, Sistemas de Informação, Finanças e Contabilidade Bancária, Risco e Controlo interno
- Capacidade de autonomia e proatividade
- Capacidade de adaptação
- Capacidade de negociação e comunicação
- Capacidade analítica, sistematização e organização de requisitos
- Capacidade de trabalho em equipe
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador (Office e VBA). Valoriza-se a experiência em SQL (Microsoft e Oracle), R, Python, SAS Guide, ferramentas de BI (Power BI /Microstrategy) e/ou Data Science
- Conhecimentos de espanhol e inglês
Vítor Bento, anterior presidente do Conselho de Administração da SIBS mudou-se para o Novo Banco. Um mês e meio depois de ter entrado em funções, Bento abandonou a liderança do Novo Banco e foi substituído em setembro de 2014 por Eduardo Stock da Cunha.
O Novo Banco incorporou todos os trabalhadores, as agências, os depósitos, os clientes de crédito e os detentores de obrigações seniores do Banco Espírito Santo.
Em agosto de 2014 foi lançada a primeira campanha de comunicação do Novo Banco, para dar início à mudança da imagem da instituição. A partir da campanha, que teve como símbolo uma borboleta, a 22 de setembro o banco estreou a sua nova identidade, que incorporou as asas do animal em formato de potência matemática, pretendendo simbolizar o compromisso “de voltar a ocupar a posição de liderança que o mercado sempre lhe reconheceu”. A mudança da marca foi feita de forma progressiva, iniciando-se pela substituição das fachadas dos balcões da instituição. Poderá consultar as vagas no site oficial desta empresa.