Novas oportunidades no Metro de Lisboa.
O Metropolitano de Lisboa, é o sistema de metropolitano da cidade de Lisboa.
Em 2004, a rede do Metropolitano de Lisboa ultrapassou pela primeira vez os limites administrativos do concelho de Lisboa: enquanto a Linha Amarela alcançou a estação de Odivelas, a Linha Azul atingiu os nós de Alfornelos e da Amadora Este. Doze anos depois, em 2016, esta última linha foi novamente prolongada, agora para a estação da Reboleira.
Este facto levou à criação de um novo tarifário que dependia de zonas, até então desnecessário. Foi estabelecido um sistema de “coroas urbanas”, ficando Lisboa na Coroa L e as novas estações numa coroa adicional, fora da primeira, denominada Coroa 1. Desta forma, um passageiro que viajasse na Linha Azul na direção Santa Apolónia - Reboleira, ou vice-versa, teria de comprar um bilhete de duas zonas, se passar para lá da estação da Pontinha. O mesmo sucedia na Linha Amarela, no sentido Rato - Odivelas, ou vice-versa, se passasse para lá do nó do Senhor Roubado.
Em 1 de fevereiro de 2012, as “coroas” passaram a aplicar-se apenas nos passes urbanos. A sua aplicação foi abandonada nos bilhetes simples, passando a cobrar-se um único valor, independentemente de o utilizador viajar ou não além da Coroa L.
Funções a exercer em algumas oportunidades (Apanhado Geral das oportunidades encontradas):
- Colaborar na elaboração e revisão de projectos de via-férrea, bem como no planeamento e acompanhamento de empreitadas de via.
- Manutenção preventiva e corretiva, garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos e seus componentes, efetuando intervenções de natureza elétrica ou mecânica, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
- Assistência aos clientes e com o funcionamento das estações, respeitando os procedimentos em vigor
- Abertura e encerramento das estações, controlo de acessos e vigilância e supervisão das instalações e dos equipamentos;
- Informação e assistência aos clientes na utilização do sistema de transportes e venda e controlo local de títulos de transporte;
- Prestar apoio operacional à circulação.
- 12º Ano de escolaridade ou formação profissional equivalente na área de eletrónica (eletrónica e telecomunicações ou em eletrónica, automação e comando).
- Experiência de trabalho em ambiente industrial em funções similares;
- Capacidade para ler e interpretar esquemas e diagramas eletrónicos, normas e instruções técnicas;
- Capacidade de detecção e análise de avarias;
- Experiência de utilização de aparelhos/equipamentos de medida;
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
- Conhecimentos de inglês falado e escrito;
- Facilidade de adaptação a novas situações e capacidade de trabalho em equipa.
- Licenciatura em Engenharia Civil com especialização em infraestruturas ferroviárias ou vias de comunicação;
- Experiência profissional em obras ferroviárias, trabalhos de via e de construção civil; (preferencial)
- Ter conhecimento de projeto de via para sistemas ferroviários, bem como da legislação portuguesa em vigor e da regulamentação aplicável;
- Conhecimentos de AutoCAD e dos equipamentos específicos para os trabalhos de plataforma e via, de acordo com as melhores práticas atuais;
- Preferencialmente com conhecimentos em inglês, falado e escrito;
- Elevada capacidade de trabalho em equipa e de coordenação na sua competência técnica;
- Elevado sentido de rigor, responsabilidade, iniciativa, sentido crítico e analítico;
As 10 estações com maior movimento de passageiros em 2017 totalizaram 128,5 milhões de validações, representando um crescimento de 5% (6,1 milhões de validações), face às 10 estações com maior movimento em 2016. Todas estas estações apresentaram crescimentos face ao ano anterior, destacando-se as estações Colégio Militar / Luz e Cais do Sodré com acréscimos de 9% e 7% respetivamente. Poderá obter mais informações no site oficial do Metro de Lisboa.