Alguns Hotéis com falta de candidatos estão a procurar rececionistas, empregados de mesa, cozinheiros, bagageiros, e mais com urgência.
Hotel é um estabelecimento atual comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes contudo, as mais antigas civilizações já possuíam estabelecimentos destinados a abrigar viajantes. No mundo greco-romano e na antiga Pérsia, hospitais para recuperação e repouso eram construídos nos banhos termais. O Nishiyama Onsen Keiunkan, no Japão, fundado em 705, é oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o mais antigo hotel do mundo. Durante a idade média, várias ordens religiosas em mosteiros e abadias ofereciam acomodações a viajantes.
O precursor do hotel moderno foi a pousada da Europa medieval, a qual provavelmente teve suas origens na Roma Antiga. As pousadas da Europa medieval satisfaziam as necessidades dos viajantes, incluindo comida, alojamento, estábulo, forragem animal e cavalos descansados.
Funções em algumas das vagas na área (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Realização de check-ins presenciais com os hóspedes;
- Supervisão da limpeza, manutenção e organização geral das propriedades;
- Execução de pequenas tarefas em situações de emergência;
- Trabalho administrativo e de back office à equipa de profissionais, através de atendimento a clientes (telefone, email, whatsapp, etc), marcação de consultas, gestão das agendas individuais, emissão de recibos, etc.;
- Na vertente formativa, apoio a toda a atividade de criação e manutenção de dossiers técnico-pedagógicos, atendimento a formandos, preparação de toda a documentação necessária para cada ação de formação, registo de toda a atividade no sistema SIGO e emissão de Certificados;
- Apoio e acompanhamento quando as ações decorrem fora das instalações, na preparação e logística das mesmas, o que inclui compras, contactos com hotéis, etc.;
- Apoio administrativo à área financeira e da contabilidade, com preparação e controlo de documentação para posterior envio aos responsáveis, pagamentos, idas a bancos e/ou outras entidades, etc.;
- Apoio administrativo na gestão dos conteúdos do site e redes sociais da empresa, na dependência direta dos responsáveis de Marketing.
- Gerir os pedidos de reservas e informações nos diferentes meios de comunicação, pré autorização de reservas e confirmação das mesmas;
- Follow-up pedidos de reserva e/ou informação;
- Garantir que a atribuição de quartos é feita de forma rigorosa e meticulosa;
- Garantir o correto preenchimento do cardex do hóspede, com todos os campos disponíveis;
- Assegurar que os detalhes de cobrança sejam obtidos de cada hóspede de forma detalhada e sejam inseridos na ficha dos mesmos de forma correta;
- Analisar e responder a sugestões, reclamações e elogios;
- Garantir o correto acompanhamento de todo o processo de reserva do hóspede;
- Garantir a fidelização de hóspedes através de uma postura profissional e proactiva, procurando sempre antecipar e superar as necessidades e expectativas dos hóspedes de forma rápida e eficiente;
- Upselling de serviços e restantes outlets da unidade.
Perfil para algumas das oportunidades na área (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Excelente capacidade de comunicação e de expressão oral e escrita
- Excelente capacidade de organização, análise, espírito crítico e foco na resolução de problemas
- Bons conhecimentos de informática (ferramentas como Excel e Word, essencialmente);
- Carta de condução e carro;
- Confiável e com sentido de responsabilidade;
- Boa capacidade de comunicação;
- Flexibilidade de horários;
- Conhecimentos gerais sobre a utilização de eletrodomésticos, sistemas de aquecimento e ar condicionado;
- Formação na Área da Hotelaria/ Turismo;
- Experiência na função em contexto de hotel;
- Capacidade de comunicação e espírito de equipa;
- Conhecimento de Línguas Estrangeiras;
- Honestidade e responsabilidade;
- Paixão pela hospitalidade;
- Dinamismo e proatividade;
- Foco na satisfação do cliente.
Um dos primeiros hotéis, no sentido moderno do termo, abriu em Exeter em 1768: foi o Royal Clarence Hotel. Os hotéis proliferaram na Europa e na América ao longo do século XIX. Como exemplos, temos: o Tremont House (1829), em Boston; o Astor House (1836), em Nova Iorque; o Savoy Hotel (1889), em Londres; e a cadeia Ritz (final da década de 1890), em Londres e Paris.
César Ritz é considerado "o pai" da hotelaria moderna. Desde muito jovem, ocupou todos os postos de trabalho possíveis em um hotel até chegar a gerente de um dos maiores hotéis de seu tempo. Melhorou todos os serviços do hotel: criou a figura do sommelier; introduziu o wc nas unidades habitacionais, criando as suítes; em suma, revolucionou a administração. Converteu os hotéis numa espécie de "templos" de lazer, o que lhe gerou o apelido de "mago".
Várias são as oportunidades de emprego nos Hoteis em território nacional, para conhecer as diferentes vagas e concorrer a uma ou a várias, consulta a página de recrutamento do Hotel onde deseja trabalhar e consultar os seus processos de recrutamento, ou alternativamente aqui.