Última Hora - Banco de Portugal com novas oportunidades em várias áreas procura colaboradores

O Banco de Portugal GCC é o banco central da República Portuguesa.



Foi fundado em 19 de novembro de 1846, em Lisboa, onde é a sua sede. Surgiu da fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional. Fundado com o estatuto de sociedade anónima, até à sua nacionalização, em 1974, era maioritariamente privado.

É o banco emissor de notas denominadas na moeda nacional - o real até 1911, o escudo de 1911 até 1998 e o euro desde 1999. Integra o Sistema Europeu de Bancos Centrais, que foi fundado em junho de 1998. De acordo com a sua Lei Orgânica, o Banco de Portugal prossegue os objectivos e participa no desempenho das atribuições cometidas ao SEBC.


Responsabilidades em algumas das vagas (Resumo Geral):
  • Elaborar pareceres de enquadramento jurídico sobre supervisão prudencial de instituições de crédito e sociedades financeiras;
  • Elaborar propostas de decisão no âmbito de autorização para a constituição de instituições, para o aumento ou aquisição de participações qualificadas e demais processos de autorização compreendidos nas funções de supervisão prudencial;
  • Colaborar na elaboração de projetos legislativos e regulamentares para regulação da atividade bancária em matéria prudencial e implementação do respetivo quadro normativo;
  • Acompanhar e participar nas reuniões técnicas dos fóruns europeus responsáveis pela criação e implementação de políticas e procedimentos relativos ao exercício da atividade bancária.
  • Assegurar a administração funcional dos módulos financeiros do SAP-FI;
  • Gerir os perfis da área financeira do SAP-FI;
  • Analisar a implementação de novas funcionalidades em SAP e propor a adoção de instrumentos técnicos e de soluções, numa perspetiva de otimização dos processos;
  • Participar na gestão de projetos de evolução das soluções SAP da área financeira;
  • Proporcionar apoio e formação ao utilizador final.
  • Prestar informação ao público sobre a atividade financeira;
  • Realizar atividades associadas à função de tesouraria;
  • Colaborar na execução das atividades de informação/formação e inspetiva do Banco.

Perfil para algumas das vagas (Resumo Geral):
  • Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha com a parte curricular do mestrado concluída, nas áreas de Informática e Gestão, Contabilidade, Economia ou Gestão;
  • Experiência profissional mínima de três anos em funções similares;
  • Sólidos conhecimentos de SAP (FI — Financials, FM — Funds Management e S4Hana Finance), preferencialmente com experiência de consultoria em SAP FICO;
  • Conhecimentos de BI — Business Intelligence, Concur, e SAC — Sap Analytics Cloud (condição preferencial);
  • Capacidade de trabalho em equipa e facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de organização, sentido crítico e atenção ao detalhe;
  • Postura de responsabilidade, espírito de iniciativa e capacidade de adaptação à mudança;
  • Conhecimentos da língua inglesa (oral e escrita).
  • Licenciatura e parte escolar do mestrado (requisito mínimo) nas áreas de Administração Pública, Gestão Bancária, Gestão, Economia, Finanças, Contabilidade, Solicitadoria ou Direito, em ambos os casos, preferencialmente, com média igual ou superior a 14 valores;
  • Quer a licenciatura quer a parte escolar do mestrado, ou obtenção do grau de mestre, devem ter sido concluídas nos três anos anteriores à data de apresentação da candidatura;
  • Experiência profissional inferior a dois anos na sua área de formação;
  • Conhecimentos sólidos de inglês (oral e escrito);
  • Conhecimentos sólidos de informática na ótica do utilizador.
  • Licenciatura pré‐Bolonha, ou pós‐Bolonha com parte escolar de mestrado concluída, em Direito, preferencialmente com classificação final igual ou superior a 14 valores;
  • Mestrado ou qualificação académica especializada nas vertentes de Direito Bancário e Financeiro (condição preferencial);
  • Experiência profissional mínima de três anos, preferencialmente em (i) Direito Bancário e Financeiro ou (ii) em Direito Administrativo no domínio da regulação económica, nomeadamente no setor financeiro;
  • Sólidos conhecimentos de Direito Bancário e Financeiro;
  • Domínio da língua inglesa (oral e escrito);
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  • Capacidade analítica, espírito crítico e capacidade para concretizar, com eficácia e eficiência, os objetivos definidos;
  • Sentido de iniciativa e capacidade de planeamento e de organização do trabalho;
  • Facilidade de comunicação, de relacionamento interpessoal e de desenvolvimento de trabalho em equipa.

O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro. Poderá consultar toda a informação no site oficial de recrutamento desta empresa, ou alternativamente aqui.






Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.