O Lidl é uma rede de supermercados, presente em dezenas países e conta com centenas de lojas.
A origem da empresa Lidl remonta aos anos 1930 em Heilbronn. Josef Schwarz entrou em 1930 como sócio pessoalmente responsável na empresa Lidl & Co., que em seguida foi renomeado Lidl & Schwarz KG. Depois da Segunda Guerra Mundial o filho de Josef Schwarz, Dieter Schwarz, transformou a empresa como maior discounter mundialmente. Após a abertura das primeiras lojas Lidl na zona de Ludwigshafen nos anos 1945, a expansão na Alemanha deu-se até aos finais dos anos 1980, sendo que a internacionalização se iniciou em 1989. Atualmente, existem lojas em quase todos os países da Europa. O Lidl possui - à frente de todos os outros distribuidores - a maior rede de lojas alimentares da linha discount na Europa.
Um supermercado é um grande comércio tradicional de alimentos, com um sistema de autosserviço que oferece uma grande variedade de alimentos e produtos domésticos, organizados em corredores. É maior em tamanho e tem uma vasta seleção de uma mercearia tradicional, mas é menor e mais limitado na gama de mercadorias do que um hipermercado.
Até o surgimento dos supermercados, ocorrido primeiramente nos Estados Unidos durante os anos 1930, a comercialização de alimentos e produtos de higiene e limpeza era feita por simples comércios, formados predominantemente por pequenas lojas especializadas, tais como mercearias.
O desemprego e a redução do poder de compra na década de 30, como o Crash da Bolsa de Nova York, foram devastadores. Pensando na economia e no controlo de custos, os empregados que antes no modelo antigo atendiam os clientes foram dispensados, agora os próprios consumidores teriam de escolher e transportar o que quisessem comprar, levando assim ao nascimento do modelo atual de super e hipermercados.
Hipermercado é um tipo de loja de comercio a retalho de grande porte, combinando características de um supermercado com uma loja de departamento.
Responsabilidades em algumas das vagas (Resumo Geral):
- Reposição de mercadoria
- Manutenção da apresentação da loja: limpeza e organização
- Controlo de frescura
- Atendimento ao cliente
- Funções de caixa
- Análise, planeamento, desenvolvimento e adaptação de layouts e paginação;
- Criar peças gráficas como folhetos promocionais;
- Desenvolver e adaptarás conteúdos;
- Tratar, manipular e corrigir imagem;
- Adaptação e conceção de material para campanhas.
Oferecem em algumas vagas (Resumo Geral):
• Progressão salarial de 750€ a 900€, em 3 anos, para a carga horária de 40 horas ou equivalente à respetiva carga horária
• Seguro de saúde, extensível ao agregado familiar com condições vantajosas
• SA de até 175€ por mês
• Plano de desenvolvimento de carreira e formação desenhado à tua medida
• Plano de formação inicial ajustado à tua função com passagem em loja e entreposto
• Programa Mais Saúde, com atividades de promoção de saúde física e mental
• Mais 3 dias de férias, caso não apresentes faltas injustificadas
• Mais de 200 parcerias com entidades externas
• Programa de referenciação onde recebe 250€ por cada recomendação para novos colaboradores Lidl que fiquem na empresa mais de 6 meses
Perfil para algumas das vagas (Resumo Geral):
- Espírito de equipa e entreajuda
- Flexibilidade horária
- Dinamismo e polivalência
- Foco na eficiência e em manter um alto desempenho
- Orientação para o cliente
- 9º ano de escolaridade completo
- Deverás ter flexibilidade horária e disponibilidade para trabalhar por turnos e aos fins-de-semana e feriados
- Trabalhando diretamente com os nossos clientes, é crucial que apresentes orientação para o cliente e simpatia
- Polivalência e dinamismo são fundamentais para uma função onde irás realizar diversas tarefas ao longo do dia
- Formação superior nas áreas Design de Comunicação, Design Gráfico ou áreas similares;
- Experiência ou paixão pela área do retalho (a valorizar);
- Conhecimentos sólidos em InDesign, Photoshop e Illustrator;
- Forte capacidade de organização e planeamento;
- Boa capacidade de comunicação e atenção ao detalhe;
- Empatia e gosto pelo trabalho de equipa;
- Capacidade e gostas de trabalhar sob pressão;
- Fluente na língua inglesa (obrigatório).
O Lidl entrou no mercado português em 1995, com a inauguração do seu 1º entreposto em Sintra e abertura simultânea de 13 lojas no dia 19 de julho, revolucionando assim o setor da grande distribuição em Portugal.
Em dezembro de 2020, o Lidl tem em Portugal cerca de 7000 colaboradores, distribuídos por 260 lojas e quatro direções regionais e entrepostos, para além da sede: Famalicão (Norte), Torres Novas (Oeste), Sintra (Centro) e Palmela (Sul). Poderá consultar todas as oportunidades no site oficial desta empresa, ou alternativamente aqui.