Na Suíça existem de momento oportunidades para quem fala português fluente e outras línguas!
A Suíça, à semelhança de outros países federais, é constituída por 26 estados autónomos em que cada um deles tem autonomia própria. Segundo a constituição federal, estes estados são designados cantões e são independentes e soberanos. Os cantões (oficialmente designados como membros da Federação Helvética) podem criar as suas leis de modo a que essas leis não interfiram nos outros cantões. Tal como a nível nacional, cada cantão tem a sua constituição, as suas regras, os seus estatutos, etc. Todos os cantões têm o seu parlamento o que reforça as suas autonomias. Como cada cantão é diferente a nível – e não só – territorial, populacional e económico, é normal que as regras divirjam de um para outro.
Num referendo realizado em 1919, o estado austríaco de Vorarlberg aprovou a sua junção à confederação helvética, com 80% de afirmações positivas. No entanto, o governo austríaco não acatou com os resultados. Os suíços italianos e francófonos, bem como os suíços librais rejeitaram também essa junção. Os cantões estão divididos em 2 636 municípios.
A Suíça tem se mantido um dos países preferidos dos portugueses para emigrar. São bastantes os que se encontram neste país e ainda procuram um cargo, assim como aqueles que ainda se encontram em Portugal mas com a Suíça ainda "na mira".
Funções em algumas das vagas (Resumo Geral):
- Trabalhos de cofragem
- Cofragem de paredes e tetos
- Concretagem, vibração e taloschamento
- Colocar reforços
- Todo o trabalho de alvenaria
- Trabalho independente sob a direção do capataz
- cofragem, concretagem, reforço e alvenaria em conversões e novas construções.
- Fabricação de edifícios e partes de edifícios e alvenaria
- Construção de alvenaria, componentes de revestimento/revestimento
Condições em algumas das vagas (Resumo Geral):
- Salário mínimo garantido de 4.000 brutos nos 3 primeiros meses de contrato
- 25 dias de férias pagos + possibilidade de tirar dias não pagos
- Contrato de trabalho na empresa
- Autorização de residência para trabalhar e viver na Suiça
- Habitaçâo próxima do emprego (encargos por conta do funcionário)
- Assistência diária de A a Z totalmente em português.
Requisitos em algumas das vagas (Resumo Geral):
- Flexibilidade e resiliência
- Compreensão técnica
- Confiável e disposto a trabalhar
- Profissional autônomo
- Capacidade de trabalhar em equipa
Apesar da forte queda das ações do sistema bancário, a economia suíça cresceu 2% em 2008. O Escritório Federal da Estatística (OFS) para poder estudar o desenvolvimento do país decidiu criar territórios macro-económicos que permitam efectuar comparações entre eles. O estudo consiste numa partilha do país em regiões importantes para a política e para a economia.
Menos de 10% da população activa trabalha no sector primário, embora seja fortemente apoiado pelo governo federal. Já 40% tem profissão na área secundária da indústria na qual se incluem produções de máquinas e metalúrgica, o têxtil e a relojoaria. Poderá consultar as oportunidades aqui.