A Siemens é um conglomerado industrial, o maior da Europa, e um dos maiores do mundo.
A Siemens Aktiengesellschaft, ou simplesmente Siemens AG, é um conglomerado industrial alemão, sendo o maior da Europa e um dos maiores do mundo. Seus principais escritórios estão localizados em Berlim, Munique e Erlangen. A empresa possui um total de 15 divisões e atua principalmente em três frentes: automação, digitalização e eletrificação.
Começou suas atividades em 12 de outubro de 1847, nos fundos de um edifício em Berlim. No início, a empresa fabricava equipamentos de telecomunicações, principalmente telégrafos, e foi diversificando sua atuação ao longo dos anos. Atualmente, a empresa está também nas áreas de material elétrico, sistemas de vigilância, softwares, infraestrutura do setor energético (painéis solares, geradores, aerogeradores, turbinas, etc.), transportes públicos (construção de trens e metrôs), equipamentos hospitalares, automação industrial, serviços financeiros, eletrodomésticos, autopeças (Siemens VDO), entre outras. Se gostavas de fazer parte da Siemens, consulta as vagas disponíveis na página de recrutamento desta empresa.
Competências mínimas para algumas das vagas:
- Disponibilidade
- Flexibilidade
- Formação mínima: 12º ano, curso técnico de eletricidade, mecatrónica, eletromecânica, ou experiência mínima de 3 anos em manutenção industrial.
- Carta de condução
- Formação complementar (GWO: primeiros Socorros, incêndios, manipulação de cargas, trabalhos em altura) Formação em riscos Elétricos,
- Língua estrangeira preferencialmente bom nível de inglês e Espanhol.
No passado, a empresa teve divisões em outras áreas, como montagem de carros (Siemens Protos), componentes eletroeletrônicos (Icotron, entre outras), softwares e hardwares (Siemens Nixdorf Informationssysteme) e telecomunicações (Nokia Siemens Networks). A Siemens AG também participa de várias joint ventures, principalmente na área de geração de energia e no setor de eletrodomésticos (Bosch Siemens Hausgeräte). O grupo controla ainda várias outras empresas que não levam o nome Siemens, como a fabricante de turbinas Demag Delaval.
Mundialmente, a Siemens AG e suas subsidiárias empregam mais de 360 000 pessoas em 190 países e sua receita foi de aproximadamente 76 bilhões de euros no ano fiscal de 2013. A Siemens AG está listada na Bolsa de Frankfurt desde 1897, estando também listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque desde 12 de março de 2001.