Originário do concelho de Amarante, onde ainda possui sede social, este grupo empresarial possui atualmente os seus escritórios no Porto e em Lisboa.
O Grupo Mota-Engil integra mais de 280 empresas repartidas entre três grandes Áreas de Negócio – Engenharia e Construção, Ambiente e Serviços e Concessões de Transportes - marcando presença em 22 países através das suas sucursais e empresas participadas, entre elas a Mota-Engil Engenharia e Construção, S.A.
Na engenharia e na arquitetura, a construção é a execução do projeto previamente elaborado, seja de uma edificação ou de uma obra de arte, que são obras de maior porte destinadas a infraestrutura como pontes, viadutos ou túneis. É a execução de todas as etapas do projeto da fundação ao acabamento, consistindo em construir o que consta em projeto, respeitando as técnicas construtivas e as normas técnicas vigentes.
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetos em colaboração com especialistas e técnicos de outras disciplinas.
O presidente do Conselho de Administração é António Vasconcelos da Mota, filho do fundador do Grupo, o empreiteiro Manuel António da Mota, e Gonçalo Moura Martins é atualmente o CEO da empresa. Jorge Coelho liderou a Comissão Executiva do Grupo de 2008 a 2013, e atualmente exerce funções como Consultor do Conselho Consultivo Estratégico da Mota-Engil.
Requisitos da Função e Perfil de Competências para algumas das vagas na área:
- Assegurar a colheita de amostras e a realização dos ensaios necessários, garantindo que são efetuados de acordo com as normas, procedimentos e especificações aplicáveis;- Assegurar o registo e partilha de todas as situações anómalas que ocorram durante a execução das atividades por si desenvolvidas;- Receber as amostras entregues assegurando a sua correta codificação, a qualidade das mesmas e a adequação aos trabalhos que foram ou serão pedidos pelos clientes;- Zelar pela limpeza, assepsia, manutenção, conservação e utilização adequada dos equipamentos e utensílios;- Garantir a rastreabilidade da informação associada à prestação de serviços incluída no âmbito da sua área de responsabilidade, assegurando o controlo do processo;- Assegurar o preenchimento, no suporte informático definido, dos relatórios de ensaios realizados, analisar com espírito crítico os seus resultados e desencadear as ações necessárias quer para reportar situações anómalas quer para, se for o caso, efetuar a sua correção, de forma a cumprir os requisitos contratuais.-Ensino secundário completo ou equivalente (preferencialmente nível IV do QNQ);- Experiência mínima de 2 anos na área de operação, exploração e manutenção de 1.º nível de sistemas de drenagem e/ou tratamento de águas residuais;- Formação e experiência no âmbito da colheita de amostras de água residual (preferencial);- Conhecimentos de informática em software NAVIA;- Conhecimentos intermédios das ferramentas do Microsoft Office;- Planeamento e Organização;- Trabalho em Equipa;- Carta de condução de ligeiros;- Disponibilidade para a mobilidade.- Conhecimentos em moto geradores a Biogás das marcas MWM e GE (preferencial);- Capacidade de interpretação de desenhos técnicos de equipamentos, seus componentes e métodos de desmontagem e montagem;- Disponibilidade para realização de trabalho suplementar (horas extra);- Trabalho em equipa;- Planeamento e organização;- Rigor e fiabilidade;- Disponibilidade para a mobilidade nacional (obrigatório);- Carta de condução de ligeiros.
Neste momento estão a recrutar para diversas vagas e em diversos locais do país. Para além de Portugal há também ofertas de emprego para o exterior. Se considera a Mota-Engil a empresa ideal para trabalhar e pretender saber mais acerca das ofertas de emprego disponíveis assim como condições de recrutamento e efetuar a sua candidatura, no site oficial de recrutamento desta empresa, ou alternativamente aqui.