Uma instituição educacional é um lugar onde pessoas de diferentes idades obtêm educação, incluindo pré-escolas, creches, escolas primárias, escolas secundárias e universidades.
Uma creche é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico, e cuidados às crianças com idade de até três anos de idade. Dependendo do país e seu sistema educativo, a creche pode integrar-se na educação pré-escolar, ou na educação infantil. As creches podem funcionar como estabelecimentos autônomos, podem ser integradas em outros estabelecimentos educativos mais abrangentes, ou funcionar junto de empresas ou serviços para usufruto dos filhos de seus funcionários.
Em Portugal, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, o sistema educativo compreende a educação pré-escolar, além da educação escolar e da educação extra-escolar. A educação pré-escolar, no seu aspecto formativo, é complementar e ou supletiva da ação educativa da família, com a qual estabelece estreita cooperação.
A instituição educacional é responsável pela transmissão sistemática de conhecimentos, habilidades e valores culturais dentro de uma estrutura formalmente organizada. É uma das instituições mais influentes nas sociedades contemporâneas. Todas as nações do mundo estão equipadas com algum tipo de sistema educacional, embora esses sistemas variem muito.
A Segurança Social é a entidade reguladora e fiscalizadora das actividades relacionadas com as crianças dos três meses aos três anos.
Em Portugal um jardim de infância, chamado oficialmente de Escola Pré-Primária, consiste num espaço destinado ao cuidado e acompanhamento pedagógico de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, sendo também denominado por pré-primário, pré-escolar ou creche.
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
- Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
- Dinâmico(a), autónomo(a), criativo(a), polivalente e proativo(a);
- Sentido de responsabilidade, pontualidade e assiduidade.
- Com capacidade de trabalho em equipa
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o
- Formação académica e especialidade em Psicologia e da Saúde com cédula profissional da Ordem dos Psicólogos;- Experiência Clínica em avaliação e intervenção psicológica com crianças e jovens;- Capacidade de liderança e gestão de equipas terapêuticas;- Interesse em projetos de formação continua.
- Horário: 8-12; 13-16
- Remuneração compatível com a função (880€ a 1250€);- Possibilidade de integração em empresa internacional e em crescimento em Portugal.
O Ministério da Educação de Portugal é a entidade reguladora e fiscalizadora desta valência.
A valência de jardim de infância encontra-se geralmente associada a infantários, colégios e externatos. Existem milhares de instituições deste tipo em Portugal a servir todos os concelhos de norte a sul do país e regiões autónomas.
Varias instituições educacionais estão neste momento a recrutar em vários pontos do país. Poderá consultar as oportunidades em pesquisando por "Creche".