A empresa Comboios de Portugal, E.P.E. é uma empresa portuguesa de transporte ferroviário.
A primeira empresa nacional para a construção de caminhos de ferro foi a Companhia das Obras Públicas de Portugal, criada em 1844 pelo governo de Costa Cabral para promover o desenvolvimento dos transportes em Portugal; no entanto, esta tentativa falhou devido à instabilidade política. Após o regresso a um ambiente mais estável, renovou-se o interesse pelo caminho de ferro, pelo que em 1851 o empresário inglês Hardy Hislop apresentou uma proposta para uma linha de Lisboa a Badajoz, que foi entregue no ano seguinte à Companhia Central Peninsular dos Caminhos de Ferro de Portugal, formada por Hislop para esse fim.
Funções em algumas das oportunidades (Geral):
- Proceder à revisão/fiscalização e venda de títulos de transporte nos acessos aos comboios e/ou nos comboios em trânsito de acordo com os regulamentos em vigor e prestar informações/apoio aos passageiros.
- Experiência profissional em atividades de caráter comercial, atendimento ao público e vigilância de pessoas e bens;
- Conhecimentos de língua espanhola e/ou francesa.
- Instalar, ensaiar, conservar e reparar, detetar avarias, reparar, regular, afinar, ensaiar, montar e conservar vários tipos de máquinas, motores e outros conjuntos mecânicos do material circulante ferroviário, motor e rebocado.
Competências para algumas das vagas (Geral):
- Habilitações escolares mínimas: 12º ano de escolaridade, a comprovar mediante entrega de certificado de habilitações escolares;
- Formação profissional em mecanotecnia (nível II);
- Conhecimento de trabalhos de desmontagem e montagem de equipamentos mecânicos, de recuperação e montagem de componentes e de desenho técnico;
- Conhecimentos de pneumática;
- Segurança e higiene no trabalho;
Oferecem em algumas das vagas (Geral):
- Integração em equipa de trabalho dinâmica e sólida;
- Contrato de Trabalho sem termo;
- Benefícios Sociais em vigor na Empresa.
Com a entrada de Portugal na CEE em 1986, a CP usufrui de fundos cada vez maiores para modernizar a empresa e o Caminho de Ferro.
Em 1987, é lançado o serviço Alfa com recurso a carruagens Corail. Um ano depois, em 1988, é lançado o serviço Intercidades também assegurado com carruagens Corail e alguns anos depois com carruagens Sorefame modernizadas.
No ano de 1988 são suprimidos os serviços de passageiros na Linha do Sabor, parte da Linha do Vouga e da Linha do Douro. No ano seguinte, são encerradas a Linha do Sabor, Linha do Dão, Linha de Guimarães entre Guimarães e Fafe e a Linha do Douro entre Pocinho e Barca d'Alva.
Em 1990 é assinado o contrato de aquisição de 42 UQE para o serviço suburbano da Linha de Sintra, este investimento marca o ínicio da modernização do Caminho de Ferro em Portugal.
Em 1992, é criada a Fernave resultado da autonomização da área de formação da CP.
Em 1993, a EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário é criada resultando da autonomização da área industrial da CP destinada à Reparação e Reabilitação do Material Circulante.
A CP bate o recorde de velocidade ferroviária em Portugal em 1993 com uma locomotiva série 5600 e 3 carruagens Corail atingindo 220 km/h entre Espinho e Avanca na Linha do Norte. Velocidade que seria atingida em serviço comercial apenas alguns anos depois pelos comboios Alfa Pendular.
Em 1997, é lançado o site da CP na Internet. O site permite a consulta dos horários por linha, dos serviços e da informação institucional sobre a empresa. Foi posteriormente adicionada uma procura de horários mais inteligente, que combina automaticamente várias linhas e vários serviços. Poderá consultar todas as oportunidades no site oficial desta empresa, ou aqui.