Procedimento concursal de mobilidade em aberto.
O Ministério da Educação (ME) é o departamento do Governo de Portugal que tem por missão definir, coordenar, executar e avaliar as políticas nacionais dirigidas à educação, com as políticas de qualificação profissional. Atualmente o Ministério da Educação é dirigido pelo Ministro João Marques Costa no XXIII Governo.
O Governo da República Portuguesa é um dos quatro órgãos de soberania da República Portuguesa. De acordo com a Constituição da República, é o órgão de condução da política geral do país e o órgão superior da administração pública. Não emana de eleição direta dos eleitores em eleição legislativa mas sim de nomeação presidencial, embora necessite de apoio maioritário da Assembleia da República. O Governo responde perante o Presidente da República e a Assembleia da República.
Funções a exercer:
Exercer funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, designadamente:
REFERÊNCIA A:
- Assegurar o processamento de vencimentos, abonos, comparticipações e descontos no Programa SRH – Sistema de Recursos Humanos;- Assegurar o cálculo, processamento e controlo dos valores a pagar a título de trabalho suplementar;- Executar, processar e controlar as penhoras de vencimentos;- Proceder à inscrição dos trabalhadores nos organismos de proteção social, designadamente a Caixa Geral de Aposentações e Segurança Social e assegurar o tratamento de dados daí decorrentes;- Emitir guias de pagamento dos descontos obrigatórios, nomeadamente, Segurança Social; Caixa Geral de Aposentações, ADSE, penhoras e pensões de alimentos;
REFERÊNCIA B:
- Acompanhar o controlo da assiduidade e pontualidade dos trabalhadores do IGeFE, IP;- Controlar as faltas e licenças do pessoal, e lançar os atestados no cRHonus;- Atualizar e Integrar dados relativos à assiduidade, férias, faltas e licenças no SRH;- Controlar os prazos e lançar os pedidos de juntas Médicas na ADSE;- Realizar atendimento telefónico e presencial a todos os trabalhadores do IGeFE, IP;- Gerir a correspondência de entrada do NRH e posterior arquivo no smartDOCS®;- Recolher a informação necessária à gestão de recursos humanos do IGeFE, IP;- Manter atualizadas as bases de dados e os processos individuais dos trabalhadores do IGeFE, IP.
Requisitos gerais de admissão:
- Conhecimentos e experiência no processamento de vencimentos;
- Conhecimentos e experiência na gestão da Assiduidade – férias, faltas e licenças;
- Experiência e formação profissional, devidamente comprovadas, nas áreas administrativas de Recursos Humanos;
- Conhecimentos de software na ótica do utilizador, nomeadamente, SRH, Outlook, Word, Excel e Access;
- Capacidade de trabalho em equipa e Cooperação;
- Capacidade de comunicação;
- Iniciativa e Autonomia;
- Boa capacidade relacional;
O setor da ciência tem sido da responsabilidade de diferentes departamentos governamentais. Em 1995 foi criado um ministério especialmente vocacionado para esse setor (Ministério da Ciência e Tecnologia). Em 2002, com a autonomização da responsabilidade governamental pelo ensino superior a investigação científica juntou-se-lhe. Em 2011 a investigação científica acompanhou o ensino superior no regresso ao Ministério denominado da Educação e Ciência. Em 2015, a ciência e o ensino superior voltaram a ser tutelados pelo de novo denominado Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.