O Metro de Lisboa é das formas mais rápidas de viajar pela capital Portuguesa.
Desde 1888 que se pensava em construir um sistema de caminhos de ferro subterrâneo na cidade de Lisboa, à semelhança das que já existiam em Londres, Budapeste e Glasgow, e da que estava a ser construída em Paris. A ideia foi apresentada pelo engenheiro militar Henrique de Lima e Cunha, que havia publicado na revista Obras Públicas e Minas o projeto de uma rede com várias linhas que poderia servir a capital portuguesa. Mais tarde, já na década de 1920, Lanoel d’Aussenac e Abel Coelho em 1923, e José Manteca Roger e Juan Luque Argenti em 1924, apresentaram os s
Funções a exercer em algumas oportunidades (Apanhado Geral):
- Execução de ações de manutenção preventiva e corretiva, garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos e seus componentes, efetuando intervenções de natureza elétrica ou mecânica, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
- Realização de ações de manutenção preventiva/programada e corretiva (serviço de intervenção imediata/piquete), garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos da rede elétrica e seus equipamentos de média tensão (60/30/10kV), baixa tensão, rede/quadros/retificadores de tração (750Vcc) e controlo, em subestações (30kV), postos de transformação (10kV), quadros de baixa tensão e instalações gerais de baixa tensão, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
- Tarefas relacionadas com a assistência aos clientes e com o funcionamento das estações, respeitando os procedimentos em vigor.
• 12º Ano de escolaridade, com formação profissional na área de Construção Civil, Preparador de Obra, Medidor Orçamentista ou similares;
• Domínio de Desenho Técnico e de Medição de Construção Civil;
• Experiência profissional em funções de fiscalização de obras de construção civil em âmbito multidisciplinar, sendo preferencial experiência em obras ferroviárias subterrâneas, hospitais ou outras equiparadas;
• Formação em Normas de Segurança e de Ambiente em obra;
• Conhecimentos de informática na óptica do utilizador de Microsoft Office (Word, Excel) e de Autocad;
• Conhecimentos de inglês falado e escrito;
• Conhecimentos do Código de Contratação Pública, aplicados à Fiscalização de Obras Públicas (preferencial);
• Facilidade de adaptação a novas situações e boa capacidade de trabalho em equipa;
• Disponibilidade total para trabalhar em regime noturno, ou por turnos;
• Carta de condução de veículos ligeiros de passageiros.
Em 14 de dezembro de 2016, foi anunciado o desejo de estender a Linha Amarela do Rato ao Cais do Sodré, o que implicaria a criação de duas novas estações: Estrela e Santos. A obra custaria 215 milhões de euros e deveria estar concluída em 2021.
Esta intenção acabaria por ser confirmada cinco meses mais tarde, não apenas pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, como também pelo próprio ML. Com efeito, em 8 de maio de 2017, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Operacional da Rede, que prevê a construção de dois novos nós, um na Estrela (localizado na calçada com o mesmo nome, junto ao antigo Hospital Militar e em frente à Basílica da Estrela) e outro em Santos (junto ao edifício do Batalhão dos Sapadores de Lisboa), até 2022. Uma vez que ambas as estações serão edificadas entre dois nós já existentes (Rato e Cais do Sodré), tanto a Linha Amarela como a Linha Verde sofrerão alterações no seu traçado: enquanto a primeira deverá passar a terminar em Telheiras, a segunda deverá agregar o troço da actual Linha Amarela compreendido entre as estações do Campo Grande e do Rato, tornando-se assim circular. Avaliada em 216 milhões de euros, a criação da linha circular exigirá a realização de obras a céu aberto entre Santos e o Cais do Sodré e ainda um extenso trabalho de modificação da estação do Campo Grande. Poderá concorrer no site oficial do Metro de Lisboa, ou aqui.