As Infraestruturas de Portugal é uma empresa responsável pela gestão das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.
As Infraestruturas de Portugal é uma empresa responsável pela gestão das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.
O único accionista da empresa é o Estado Português e está sujeita à tutela dos ministérios do Planeamento e das Infraestruturas e das Finanças.
A noção de que uma só entidade deveria ser responsável pela gestão de toda a rede ferroviária em Portugal continental, fundada pela Lei n.º 2008, publicada em 7 de Dezembro de 1945, permaneceu como a ideia dominante durante grande parte da segunda metade do Século XX; na transição da Década de 1980 para a de 1990, no entanto, verificou-se uma alteração nas tendências jurídicas portuguesas, que começaram a privilegiar o estado como organismo decisório do financiamento dos investimentos em infra-estruturas de longa duração.
Assim, em 17 de Março de 1990, foi publicada a Lei n.º 10/90, mais conhecida como Lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres, que veio estabelecer as bases para uma separação entre a gestão das operações ferroviárias, que poderia ser efectuada por uma ou mais empresas, e a construção, renovação e conservação das infra-estruturas ferroviárias, que deveria ficar a cargo do estado ou a uma entidade designada para essa função; desta forma, agilizavam-se os processos de investimento para a gestão das infra-estruturas, modernizava-se a administração dos caminhos de ferro, aproximando-a do direito comunitário em vigor nesta área e permitindo uma resposta mais adequada às necessidades das empresas e populações, e permitia que mais empresas pudessem entrar no mercado da exploração de serviços ferroviários, através da criação de taxas de utilização das infra-estruturas, método este que se já se havia tornado comum, nesta altura, nos vários países da Comunidade Económica Europeia.
A noção de que uma só entidade deveria ser responsável pela gestão de toda a rede ferroviária em Portugal continental, fundada pela Lei n.º 2008, publicada em 7 de Dezembro de 1945, permaneceu como a ideia dominante durante grande parte da segunda metade do Século XX; na transição da Década de 1980 para a de 1990, no entanto, verificou-se uma alteração nas tendências jurídicas portuguesas, que começaram a privilegiar o estado como organismo decisório do financiamento dos investimentos em infra-estruturas de longa duração.
Assim, em 17 de Março de 1990, foi publicada a Lei n.º 10/90, mais conhecida como Lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres, que veio estabelecer as bases para uma separação entre a gestão das operações ferroviárias, que poderia ser efectuada por uma ou mais empresas, e a construção, renovação e conservação das infra-estruturas ferroviárias, que deveria ficar a cargo do estado ou a uma entidade designada para essa função; desta forma, agilizavam-se os processos de investimento para a gestão das infra-estruturas, modernizava-se a administração dos caminhos de ferro, aproximando-a do direito comunitário em vigor nesta área e permitindo uma resposta mais adequada às necessidades das empresas e populações, e permitia que mais empresas pudessem entrar no mercado da exploração de serviços ferroviários, através da criação de taxas de utilização das infra-estruturas, método este que se já se havia tornado comum, nesta altura, nos vários países da Comunidade Económica Europeia.
Funções que poderá exercer na área:- Assegurar o atendimento telefónico do Contact Center;
- Interagir com o cliente no que respeita ao fornecimento de informação, esclarecimento de dúvidas, encaminhamento da situação e/ou reporte ao Órgão específico;
- Interagir com os diferentes Órgãos da empresa;
- Assegurar o bom relacionamento e a comunicação eficaz com os diferentes intervenientes tendo em atenção a qualidade do serviço que presta;
- Assegurar os procedimentos de comando e controlo da circulação, assim como manobras dos comboios na estação e dependências, de acordo com as instruções recebidas, de forma a contribuir para o bom desempenho e segurança da circulação;
- Coordenar as operações de manobras de comboios e a realização de itinerários nas estações e dependências;
- Verificar as condições das instalações da estação garantindo o estado de conservação e limpeza, detetar anomalias e proceder à sua correção ou alteração ou alertar para o efeito, de forma a assegurar a segurança e conforto dos clientes;
- Realizar as atividades diversas de apoio ao serviço das estações e dependências, nomeadamente as de manobras, “chefe de comboio” e outras contratualizadas com os operadores ferroviários;
- Exercer funções de videovigilância e de informação ao público, no âmbito da manutenção da segurança das instalações e da informação a prestar aos clientes.
Perfil para algumas das vagas encontradas na área:- 12.º Ano de escolaridade;
- Experiência mínima de um ano no atendimento em Contact Centers;
- Domínio das técnicas de atendimento (acolhimento, escuta ativa, reformulação, despedida, etc.);
- Bons conhecimentos de Microsoft Office na ótica do utilizador, em especial Outlook, Word e Excel;
- Boa comunicação oral em português e inglês;
- Disponibilidade imediata (preferencial);
Oferecem em algumas das vagas encontradas na área:- Integração efetiva nos quadros da empresa;
- Formação profissional contínua;
- Benefícios sociais em vigor na empresa.
- Assegurar o atendimento telefónico do Contact Center;
- Interagir com o cliente no que respeita ao fornecimento de informação, esclarecimento de dúvidas, encaminhamento da situação e/ou reporte ao Órgão específico;
- Interagir com os diferentes Órgãos da empresa;
- Assegurar o bom relacionamento e a comunicação eficaz com os diferentes intervenientes tendo em atenção a qualidade do serviço que presta;
- Assegurar os procedimentos de comando e controlo da circulação, assim como manobras dos comboios na estação e dependências, de acordo com as instruções recebidas, de forma a contribuir para o bom desempenho e segurança da circulação;
- Coordenar as operações de manobras de comboios e a realização de itinerários nas estações e dependências;
- Verificar as condições das instalações da estação garantindo o estado de conservação e limpeza, detetar anomalias e proceder à sua correção ou alteração ou alertar para o efeito, de forma a assegurar a segurança e conforto dos clientes;
- Realizar as atividades diversas de apoio ao serviço das estações e dependências, nomeadamente as de manobras, “chefe de comboio” e outras contratualizadas com os operadores ferroviários;
- Exercer funções de videovigilância e de informação ao público, no âmbito da manutenção da segurança das instalações e da informação a prestar aos clientes.
Perfil para algumas das vagas encontradas na área:
- 12.º Ano de escolaridade;
- Experiência mínima de um ano no atendimento em Contact Centers;
- Domínio das técnicas de atendimento (acolhimento, escuta ativa, reformulação, despedida, etc.);
- Bons conhecimentos de Microsoft Office na ótica do utilizador, em especial Outlook, Word e Excel;
- Boa comunicação oral em português e inglês;
- Disponibilidade imediata (preferencial);
Oferecem em algumas das vagas encontradas na área:
- Integração efetiva nos quadros da empresa;
- Formação profissional contínua;
- Benefícios sociais em vigor na empresa.