Grande parte das oportunidades são destinadas a motoristas de ligeiros.
O termo motorista vem do termo francês foguista, porque os primeiros automóveis, como seus equivalentes ferroviários e marítimos, eram movidos a vapor e exigiam que o motorista alimentasse o motor. Os primeiros automóveis movidos a gasolina, antes do advento da ignição elétrica, eram acesos por "tubos quentes" na cabeça do cilindro, que precisavam ser pré-aquecidos antes de o motor dar partida. Daí o termo motorista que, neste contexto, significa algo como "aquecedor superior". O motorista prepararia os tubos quentes no início da viagem, após o que o ciclo natural de compressão do motor os manteria na temperatura correta. O motorista também fazia a manutenção do carro, incluindo manutenção e limpeza de rotina, e precisava ser um mecânico habilidoso para lidar com quebras e furos nos pneus durante o trajeto, muito comuns nos primeiros anos do automóvel.
Motoristas de Ligeiros:
Funções em algumas das vagas:
- Distribuição de pequenos volumes porta a porta
- Distribuição na zona e concelhos vizinhos de seg a sext - horario diurno
- Função dinâmica, contato com o público e clientes finais
Oferecem em algumas das vagas:
- Experiencia na função é preferencial
- Salário base mais premio de produtividade
- Bom ambiente de trabalho
Perfil para algumas das oportunidades
- Experiência na condução de veículos de gama alta, nomeadamente automáticos;
- Experiência comprovada na função de motorista de administração;
- Conhecimento da cidade de Lisboa;
- Dá-se preferência a reformados das forças de segurança (PSP, GNR);
- Disponibilidade para deslocações dentro e fora do país;
- Bons conhecimentos de Protocolo;
- Responsável, discreto, disponível, confiável, são caraterísticas apreciadas;
- Disponibilidade - imediata ou a curto prazo
A carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública.
Este documento é certificado em função da categoria do veículo a conduzir e segue-se, salvo casos específicos, a um exame teórico (exame do código de estrada) e outro prático (exame de condução); este último é obrigatório em qualquer uma das categorias. O único documento que o possuidor de um título de condução válido de qualquer Estado-membro da União Europeia pode conduzir livremente em todos os restantes Estados-membros com o mesmo. No entanto, se muitos países terceiros aceitam este documento europeu, outros exigem uma Licença Internacional de Condução, documento que em Portugal é emitido pelo Automóvel Clube de Portugal ou num balcão do Instituto da Mobilidade e dos Transportes - IMT, I. P.
Dependendo da empresa que o contrata assim varia as exigências mínimas e os salários, sendo que em algumas das ofertas a escolaridade obrigatória é pelo menos o 9.º ano e os salários variam entre 800 e 1500€. Poderá consultar as oportunidades aqui.