Procuram-se colaboradores em várias áreas para algumas instituições de ensino.
Uma instituição educacional é um lugar onde pessoas de diferentes idades obtêm educação, incluindo pré-escolas, creches, escolas primárias, escolas secundárias e universidades. Elas fornecem uma grande variedade de ambientes de aprendizagem e espaços de aprendizagem. A instituição educacional é responsável pela transmissão sistemática de conhecimentos, habilidades e valores culturais dentro de uma estrutura formalmente organizada. É uma das instituições mais influentes nas sociedades contemporâneas. Todas as nações do mundo estão equipadas com algum tipo de sistema educacional, embora esses sistemas variem muito.
O auxiliar de ação educativa ajuda os docentes e outros profissionais da educação nas atividades praticadas no estabelecimento de ensino.
Em Portugal, as escolas básicas constituem os estabelecimentos de ensino público onde é realizado o ensino básico. Cada escola básica tem uma denominação composta pela designação da sua tipologia, pelo nome de um patrono ou da região onde a escola se insere e pelo nome da localidade onde se situa a escola. Caso localidade não for sede de concelho, ao nome da escola ainda se acrescenta a designação do concelho onde se situa.
Horário em algumas das vagas:
- 07h45 às 14h45 (uma hora de pausa)
Requisitos obrigatórios em algumas das vagas:
- 9º ou 12º ano de escolaridade
- Experiência profissional (Preferencial)
Perfil obrigatório em algumas das vagas:
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
- Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
- Dinâmico(a), autónomo(a), criativo(a), polivalente e proativo(a);
- Sentido de responsabilidade, pontualidade e assiduidade.
- Com capacidade de trabalho em equipa
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o
Funções obrigatórios em algumas das vagas:
- Receber as crianças à porta da escola e encaminhá-las aos familiares ou encarregados de educação no fim do dia;
- Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;
- Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;
- Prestar primeiros socorros;
- Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);
- Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;
- Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança;
- Orientar diversas atividades a fim de que a criança execute exercícios de coordenação atenção, memória, imaginação e raciocínio para incentivar o seu desenvolvimento psicomotor;
- Despertar a criança para o meio em que está inserida, estrutura e promove as expressões plásticas e musical;
- Estimular o desenvolvimento sócio afetivo, promover a segurança, a autoconfiança e o respeito pelo outro;
- Acompanhar a evolução da criança e estabelecer contactos com os pais com o fim de se obter uma Acão pedagógica coordenada, bem como todas as outras atividades e tarefas afetas à categoria profissional.
- Ajudar os educadores de infância nas atividades pedagógicas;
- Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço);
Em Portugal, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, o sistema educativo compreende a educação pré-escolar, além da educação escolar e da educação extra-escolar. A educação pré-escolar, no seu aspecto formativo, é complementar e ou supletiva da ação educativa da família, com a qual estabelece estreita cooperação.
A educação pré-escolar corresponde exatamente ao nível de educação 0 definido pela ISCED.
São seus objetivos: estimular as capacidades de cada criança e favorecer a sua formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades, contribuir para a estabilidade e segurança afetivas da criança, favorecer a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhor integração e participação da criança, desenvolver a formação moral da criança e o sentido da responsabilidade, associado ao da liberdade, fomentar a integração da criança em grupos sociais diversos, complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade, desenvolver as capacidades de expressão e comunicação da criança, assim como a imaginação criativa, e estimular a actividade lúdica, incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e coletiva e proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança. Poderá consultar as oportunidades num colégio ou creche perto de si a recrutar, ou aqui.