ASAE ainda a procurar colaboradores do 12º ano ao ensino superior - Última Hora

A ASAE é a autoridade administrativa de Portugal especializada para as áreas de segurança alimentar e fiscalização económica.



As origens da ASAE remontam, pelo menos, à secção de Polícia de Inspecção Administrativa criada em 1893, na Polícia Civil de Lisboa, por decreto do Rei D. Carlos I. A Polícia de Inspecção Administrativa tinha já missões muitos semelhantes às da atual ASAE, sendo responsável pelo combate aos delitos económicos e contra a saúde pública.

No âmbito da reforma dos serviços policiais de 1918, é criada a Polícia Administrativa (também referida como "Polícia Administrativa e Sanitária"), sucedendo à Polícia de Inspecção Administrativa de Lisboa, mas, desta vez, com âmbito nacional. A Polícia Administrativa integra-se numa repartição diretamente dependente da Direcção-Geral de Segurança Pública (DGSP), chefiada pelo diretor da Polícia Administrativa.

Em 1931, é criada, junto da Intendência-Geral da Segurança Pública (que sucedeu à DGSP como orgão central da Polícia), a Inspecção-Geral dos Serviços de Fiscalização dos Géneros Alimentícios (IGSFGA) para a defesa da saúde pública, com o objetivo principal de combater a falsificação de alimentos.

A ASAE está sedeada em Lisboa, exercendo a sua actividade em todo o território nacional de Portugal. As regiões autónomas dos Açores e da Madeira, dispôe de órgãos próprios que desempenham as funções da ASAE nos respectivos territórios, com excepção da inspecção de jogos e da fiscalização dos produtos para a produção de vinhos que são da exclusiva competência da ASAE em todo o território nacional.


Caracterização do Posto de Trabalho em algumas das oportunidades:

  • Desenvolvimento de funções no que concerne a registo de expediente na Plataforma GfiDoc e respetivo circuito de encaminhamento de documentos;
  • Realização de tarefas relacionadas com a pesquisa e a gestão documental.
  • Colaborar na verificação do cumprimento e acompanhamento do Planeamento estratégico de médio e curto prazo, das atividades, das decisões, instruções internas e correspondentes monitorizações;
  • Participar na elaboração de estudos e outras solicitações que visam fundamentar e preparar a decisão;
  • Elaborar, autonomamente ou em equipa, os documentos com diversos graus de complexidade;
  • Experiência profissional relevante para a função superior a 3 anos;
  • Experiência comprovada de atuação na área dos instrumentos de gestão;
  • Domínio de ferramentas MS Office;
  • Capacidade de comunicação e facilidade de relacionamento interpessoal;
  • Orientação para o serviço público;
  • Análise da informação e sentido crítico;
  • Boa capacidade de trabalho, autónomo e em equipa, e espírito de iniciativa.



Constituição de Relação Jurídica :

a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;

b) 18 anos de idade completos;

c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.


Na sequência da concentração de funções fiscalizadoras na IGAE, a mesma absorve, em 2005, a Direcção-Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar e a Agência Portuguesa de Segurança Alimentar, bem como aborve as funções fiscalizadoras das direcções regionais de Agricultura, da Direcção-Geral de Veterinária, do Instituto do Vinho e da Vinha, da Direcção-Geral de Protecção de Culturas e da Direcção-Geral das Pescas, transformando-se na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Caso tenha interesse em obter mais informações acerca deste procedimento concursal, pode obter todos os detalhes e verificar como efetuar a candidatura, na BEP, ou aqui.







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