SEF: Procuram-se colaboradores do 12º ano ao ensino superior - Última Hora

Neste momento o SEF encontra-se com procedimentos por Mobilidade em aberto.



O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) é um serviço de segurança e um órgão de polícia criminal, integrado ao Ministério da Administração Interna, cuja missão é o controlo de fronteiras e de estrangeiros, estudo dos movimentos migratórios, dar execução à política de imigração e asilo de Portugal, de acordo com as disposições da Constituição, da lei e das linhas orientadoras do governo.

Entre outras atribuições, o SEF é o órgão responsável pela emissão de títulos de residência a cidadãos estrangeiros que residam legalmente em Portugal.

Com sede em Lisboa, o SEF é chefiado por um diretor-nacional e dois directores nacionais-adjuntos, incluindo serviços centrais e desconcentrados.

  • Serviços centrais:
    • Diretoria Nacional;
    • Direção Central de Investigação (DCINV)
    • Direção Central de Imigração e Documentação (DCID)
    • Direção Central de Gestão e Administração (DGCA)
  • Serviços desconcentrados:
    • Direções Regionais: de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, do Norte, do Algarve, do Centro, da Madeira e dos Açores;
    • Delegações, postos de fronteira e postos mistos, dependentes das direções regionais. Os postos mistos, situados na fronteira luso-espanhola, são postos conjuntos guarnecidos por agentes policiais de Portugal e Espanha.


Caracterização dos posto de trabalho (Resumo Geral):

  • Secretariado, receção e encaminhamento de pedidos entre unidades orgânicas, gestão de documentos, guias de entrega, registo, envio e controlo de stocks e arquivo. (1 posto de trabalho)
  • Atendimento PEP Especial: agendamento dos cidadãos, recolha de dados biométricos, arquivo digital dos processos, inutilização física e digital dos passaportes especiais caducados. Estatísticas atividade PEP-Especial Contatos (telefone ou email com serviços congéneres nacionais, europeus e internacional). (2 postos de trabalho)
  • Análise e Instrução do procedimento relativo à concessão e deferimento passaporte eletrónico português; tratamento de participações de extravio e IS relativas ao cancelamento de documentos. (1 posto de trabalho)
  • Atendimento ao publico (FrontOffice). Gestão documental e organização processual (BackOffice).
  • Acompanhamento / monitorização dos registos inseridos na base de dados;
  • Análise, tratamento e produção de dados geoestatísticos;
  • Produção de relatórios estatísticos;
  • Apoio à elaboração de pareceres e respostas de nível nacional e internacional.


Relação Jurídica Exigida:
  • CTFP por tempo indeterminado

Requisitos para a Constituição de Relação Jurídica :
  • a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
  • b) 18 anos de idade completos;
  • c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
  • d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
  • e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.

Outros Requisitos:
  • Conhecimentos de Informática na ótica do utilizador;
  • Capacidade de trabalho em equipa;
  • Apresentação de carta de motivação.
  • Bons conhecimentos de língua inglesa, sobretudo escrito;

Candidaturas:
  • Todas as informações, candidaturas, e os seus respetivos métodos, poderão e deverão ser consultados na BEP (Bolsa de emprego público) introduzindo "Serviço de Estrangeiros e Fronteiras" no campo de pesquisa no portal BEP, ou alternativamente aqui.






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