O IMT possui jurisdição sobre todo o território nacional e neste momento encontra-se a procurar colaboradores via procedimentos concursais comuns e de mobilidade.
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), I.P. é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio. Poderá consultar os procedimento em aberto em Bolsa de Emprego Público (BEP), ou alternativamente, aqui.
Funções a exercer em algumas oportunidades (12º ano):
- Funções de apoio administrativo direto ao gabinete e à direção e à equipa técnica;
- Executar tarefas de expediente, gestão de processos, arquivo e secretaria;
- Execução de tarefas de apoio indispensáveis ao funcionamento daquelas unidades orgânicas centrais, podendo comportar esforço físico, estabelecer as ligações necessárias, satisfazendo os pedidos de informação;
- Estabelecer ligações telefónicas para o exterior e transmitir aos telefones internos as chamadas recebidas;
- Prestar informações dentro do seu âmbito;
- Registar o movimento de chamadas e anotar, sempre que necessário, as mensagens que respeitem a assuntos de serviço;
- Zelar pela conservação do material à sua guarda;
- Executar tarefas de expediente, gestão de processos, registar no EDOCLINK toda a documentação entrada e saída;
- Arquivo de processos, pastas e documentos.
- A descrição das funções não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada e que não implique desvalorização profissional.
- As funções correspondentes aos postos de trabalho a prover, que poderão, no entanto, ser executadas fora da área das instalações daquelas unidades orgânicas centrais, sempre que ocorram situações que assim o exijam.
Funções a exercer em algumas oportunidades (Ensino Superior):
- Participar em projetos externos, em parceria, integrando tratamento e/ou digitalização do acervo;
- Sistema de gestão documental EDOCLINK;
- Organizar e/ou participar em processos de transferência de documentação;
- Promover o acesso integrado à informação arquivística, de acordo com as normas e orientações de descrição arquivística e eliminação de documentos;
- Participação em ações de formação;
- Preservação do património documental e de promoção de boas práticas, bem como em projetos de preservação digital;
- Higienização de documentação, acondicionamento em unidades de instalação e o seu respetivo armazenamento;
- As funções correspondentes aos postos de trabalho a prover, que poderão, no entanto, ser executadas fora da área geográfica das instalações daquele serviço, sempre que ocorram situações que assim o exijam, pelo que se requer disponibilidade para deslocações.
- A descrição das funções não prejudica a atribuição ao trabalhador de outras
- Funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada.
- Assegurar todos os procedimentos, incluindo contratuais, necessários à realização de obras públicas de remodelação nas instalações do IMT, I.P. bem como nos locais de atendimento ao público, tendo em vista a melhoria das condições de trabalho e a uniformização das características estéticas e do aspeto exterior dos locais de atendimento.
O IMT é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.
Prossegue atribuições dos Ministérios da Administração Interna, do Planeamento e das Infraestruturas, do Ambiente, e do Mar, sob superintendência e tutela do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
O IMT, I.P. sucede nas atribuições:
• do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias, I.P.
• do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P.
• da Comissão de Planeamento de Emergência dos Transportes Terrestres