A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares tem como objetivo garantir a concretização regional das medidas de administração e o exercício das competências periféricas relativas às atribuições do Ministério da Educação.
É ainda da sua responsabilidade a articulação com as autarquias locais, organizações públicas e privadas nos domínios de intervenção no sistema educativo, visando o aprofundamento das interações locais e o apoio ao desenvolvimento das boas práticas na atuação dos agentes locais e regionais da educação, bem como assegurar o serviço jurídico-contencioso decorrente da prossecução da sua missão.
O Ministério da Educação é o departamento do Governo de Portugal que tem por missão definir, coordenar, executar e avaliar as políticas nacionais dirigidas à educação, com as políticas de qualificação profissional.
O ano escolar, chamado de ano letivo, começa em setembro até junho/julho do ano seguinte, dependendo da escola ou nível de educação. (O ano letivo dura entre 9 a 10 meses).
Em Portugal, a educação é iniciada obrigatoriamente para todos os alunos no ano em que completam 6 anos de idade. A escolaridade obrigatória termina quando o aluno fizer 18 anos (12º ano de escolaridade).
O ensino obrigatório divide-se em três grandes partes: ensino primário, ensino básico e ensino secundário.
Oferecem em algumas das vagas:
- 5h/dia das 07h às 12h - 2ª a 6ª em algumas oportunidades
- Integração em equipa dinâmica e motivada;
- Bom ambiente de trabalho;
Perfil para algumas das vagas:
- Experiência na função (será considerado uma mais-valia)
- Boa capacidade de trabalhar em equipa
- Gosto pelo trabalho com crianças;
- Disponibilidade imediata.
Funções a exercer em algumas das vagas em escolas privadas (9º ano a 12º ano):
- Execução dos serviços de limpeza dos diversos ambientes da escola: salas de aula, gabinetes, refeitório, casas de banho, ginásio e corredores.
- Acolhimento das crianças;
- Apoio na supervisão das crianças no recreio;
Descrição sumária da atividade em algumas vagas (Habilitações Ignoradas):
- Acompanhar diretamente as crianças nas atividades educativas e ou lúdicas, proporcionando-lhes ambiente adequado e controla essas atividades, promovendo nomeadamente a adoção de atitudes e regras de higiene pessoal, prevenção e segurança, cortesia e boa conduta;
- Providenciar a conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático necessário ao desenvolvimento educativo;
- Zelar pela conservação e higiene ambiental dos espaços e das instalações à sua responsabilidade, numa perspetiva pedagógica e cívica;
- Colaborar com os educadores e professores na programação e realização das atividades, no atendimento dos encarregados de educação e na interligação do estabelecimento de ensino e aqueles encarregados;
- Participar nas reuniões do pessoal técnico;
- Exercer tarefas de apoio aos serviços de ação social escolar;
- Prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, em caso de necessidade, acompanhar a criança ou o aluno a unidades de prestação de cuidados de saúde;
- Estabelecer ligações telefónicas e prestar informações;
- Receber e transmitir mensagens;
- Zelar pela conservação dos equipamentos de comunicação;
- Reproduzir documentos com utilização de equipamento próprio, assegurando a limpeza e manutenção do mesmo e efetuando pequenas reparações ou comunicando as avarias verificadas;
- Assegurar o controlo de gestão dos materiais necessários ao funcionamento da reprografia;
- Efetuar, no interior e exterior, tarefas indispensáveis ao funcionamento dos serviços;
- Exercer, quando necessário, tarefas de apoio, de modo a permitir o normal funcionamento de laboratórios e bibliotecas escolares;
- Exercer as demais funções que, superiormente, lhe forem cometidas.
Funções geralmente a exercer em alguns dos procedimentos públicos (Ensino Superior):
- Emitir pareceres sobre todas as atividades do município que envolvam relacionamento com o sistema educativo, nomeadamente estabelecimentos de educação e ensino e comunidade educativa;
- Promover medidas que procurem minimizar a exclusão social, em contexto escolar;
- Apoiar e acompanhar o trabalho desenvolvido pelas associações de pais e encarregados de educação;
- Participar na aplicação de instrumentos de monitorização e avaliação das atividades, elaborando os mapas e relatórios de análise de apoio à gestão;
- Colaborar na organização de processos de candidatura a financiamentos comunitários, da administração central ou outro.
- Enquadramento técnico, acompanhamento e monitorização da implementação da Escola a Tempo inteiro no que se refere às matérias com intervenção municipal;
- Estudar e aplicar métodos de processos de natureza técnica, com autonomia e responsabilidade, enquadrados em conhecimentos profissionais específicos.