A Ascendi é uma empresa virada para a gestão de ativos, prestação de serviços de cobrança de portagens, e de operação & manutenção de infraestruturas rodoviárias.
Foi adjudicada a sua primeira concessão rodoviária (Concessão Norte), no qual se incluíam as autoestradas A7 (antes concessionada pela Brisa) e a A11, as quais foram feitas em regime de portagens físicas.
Principais Atividades em algumas das vagas nesta área (Apanhado Geral):
- Operar os terminais e os equipamentos de comunicações existentes no CCT.
- Receber e transmitir informação de colegas, superiores e entidades externas.
- Receber imagens e dados dos sistemas informáticos, sendo o elo de ligação com os veículos da assistência.
- Acionar os meios necessários para resolução de problemas de assistência, sinistros, bem como, para a manutenção corretiva dos equipamentos em função dos alertas dados pelo Sistema.
- Assegurar o registo de todas as ocorrências na Via.
- Monitorizar o Tráfego da Concessão através do CCTV.
- Gerir a introdução de mensagens nos Painéis de Mensagem Variável.
- Apoiar na elaboração e implementação do Plano Anual de Auditoria Interna.
- Garantir a aplicação e atualização da Metodologia de Auditoria Interna.
- Testar e validar o Manual de Procedimentos existente e promover a sua utilização.
- Efetuar análises e avaliações de risco para os problemas identificados, identificando o seu impacto na funcionalidade e eficiência dos processos de negócio.
- Desenvolver recomendações e planos de ação para melhoria e otimização de estruturas, processos e controlos internos.
- Realizar follow up das Recomendações e dos resultados das Auditorias Internas realizadas.
- Assegurar o acompanhamento do trabalho desenvolvido e resultados produzidos pelas entidades subcontratadas no âmbito de Auditorias Internas.
- Promover e testar a eficiência e eficácia do Sistema de Controlo Interno e verificar a implementação das medidas de mitigação de risco.
- Promover reuniões de acompanhamento com as áreas de negócio auditadas, com apresentação de resultados das auditorias e elaboração de relatórios periódicos, nomeadamente para a Administração e Comissão de Auditoria.
- Colaborar na medida do necessário com o processo de auditoria realizado pelo Fiscal Único/Auditor externo/Revisor Oficial de Contas.
Requisitos em algumas das vagas na área (Apanhado Geral):
- Escolaridade obrigatória
- Experiência mínima de 2 anos na área de Transmissões (Pref.) ou em operação de sistemas informáticos
- Conhecimentos de SAP (Pref.)
- Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal
- Capacidade de organização e planeamento
- Iniciativa, polivalência e disponibilidade
- Carta de condução
- Licenciatura/Mestrado em Economia, Gestão ou Auditoria.
- Experiência mínima de 4 anos em Auditoria Interna (valorizada experiência prévia em Auditoria Externa).
- Experiência em validação de processos de controlo interno e gestão de riscos.
- Conhecimento profundo das normas internacionais de Auditoria.
- Experiência em sistemas de controlo interno baseado no COSO.
- Bons conhecimentos das IFRS.
- Sólidos conhecimentos de Ms Office (especialmente Excel) e SAP.
- Inglês avançado.
- Capacidade de organização, gestão emocional e stress.
- Comunicação assertiva e facilidade no relacionamento interpessoal.
- Raciocínio analítico, rigor e atenção ao detalhe.
- Polivalência e proatividade.
- Capacidade de trabalho em equipa.
Nos anos 2010 e 2011, passou a ser obrigatória a cobrança de portagens eletrónicas em todas as antigas SCUT da Ascendi. Foram feitos 5 contratos de concessão de portagens: Costa de Prata, Beiras Litoral e Alta, Grande Porto, Interior Norte e Pinhal Interior, sendo as duas últimas concessões atribuídas à Ascendi em 2011.
Em 2016, o Túnel do Marão, recentemente inaugurado, passa a ser portajado pela Ascendi em regime de portagens eletrónicas.
Este grupo está com várias ofertas de emprego disponíveis, poderá consultar as mesmas no site oficial desta empresa.