Algumas das oportunidades são destinadas a motoristas de pesados, no entanto, também se encontram algumas oportunidades disponíveis para motoristas de ligeiros.
Dependendo da entidade empregadora que o contrata assim varia as exigências mínimas e os salários, sendo que em algumas das ofertas a escolaridade obrigatória é pelo menos o 9.º ano e os salários podem variar entre 800 e 1500€. Poderá consultar as oportunidades aqui.
Motoristas de Pesados:
Funções em algumas oportunidades:• Os produtos estão assentes em paletes• Tipo de produtos: materiais de construção, alimentos, não alimentícios, louças sanitárias etc.• 15 paragens por dia• Clientes: grandes e pequenas lojas, particulares• Camião carregado por funcionários do armazém• O motorista tem seu próprio camião• Descarregamento com EPT feito por um motorista• Horas de trabalho por dia: 8• Contato com o planeamento através do computador de bordo.• Trabalho de segunda a sexta• A partir das 6h da manhãRequisitos para algumas das vagas:- Carta de Pesados C+E- CAM / CQM / Cartão de Condutor (Obrigatório);-ADR (preferencial)- Conhecimento de rotas internacionais;- Elevada responsabilidade e sentido de compromissoOferecem em algumas vagas:- Contrato de trabalho direto com a empresa
- Condições salariais e complementos compatíveis com a função
- Apoio de toda a equipa
- Dinheiro de férias e dias de feriados pagos (25 por ano)
- Plano de saúde
Motoristas de Ligeiros:
Requisitos em algumas oportunidades:
- Pessoas pró-activas e com facilidade de comunicação / interacção pessoal
- Forte orientação para resultados de excelência
- Boa disposição
- Disponibilidade total e imediata
- Carta de condução e viatura própria
- Sentido de responsabilidade e liderança
Funções em algumas das vagas:
- Distribuição de pequenos volumes porta a porta
- Distribuição na zona e concelhos vizinhos de seg a sext - horario diurno
- Função dinâmica, contato com o público e clientes finais
Oferecem em algumas das vagas:
- Experiencia na função é preferencial
- Salário base mais premio de produtividade
- Bom ambiente de trabalho
O termo motorista vem do termo francês foguista, porque os primeiros automóveis, como seus equivalentes ferroviários e marítimos, eram movidos a vapor e exigiam que o motorista alimentasse o motor constantemente. Os primeiros automóveis movidos a gasolina, antes do advento da ignição elétrica, eram acesos por "tubos quentes" na cabeça do cilindro, que precisavam ser pré-aquecidos antes de o motor dar partida. Daí o termo motorista que, neste contexto, significa algo como "aquecedor superior". O motorista tinha que preparar os tubos quentes no início da viagem, após o que o ciclo natural de compressão do motor os manteria na temperatura correta. O motorista também era responsável pela manutenção do carro, incluindo manutenção e limpeza de rotina, e precisava ser um mecânico habilidoso para lidar com quebras e furos nos pneus durante a viagem, o que era bastante comuns nos primeiros anos do automóvel.