A empresa Comboios de Portugal, E.P.E. é uma empresa portuguesa de transporte ferroviário. Foi criada em 11 de maio de 1860 pelo empresário espanhol José de Salamanca y Mayol com o nome de Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, para construir as linhas ferroviárias que ligassem a cidade de Lisboa ao Porto e à fronteira com Espanha em Badajoz.
Funções em algumas das oportunidades:
- Identificar necessidades, conceber e implementar conteúdos informativos, assegurando a disponibilização atempada da informação ao Cliente, através dos vários canais;
- Produzir cartazes horários e horários de bolso em aplicação própria, de todas as Linhas da CP, para afixação nas estações e divulgação;
- Participar no processo de disponibilização de Informação ao Cliente, em tempo real;
- Analisar conteúdos do site CP, propor alterações/atualizações e efetuar carregamento de conteúdos;
- Assegurar a articulação com as várias áreas intervenientes no processo do Cliente, nomeadamente na fase de conceção, desenvolvimento de peças, produção e sua distribuição.
- Assegurar a gestão, monitorização e avaliação da performance dos canais Contact Center e Chatbot CP.
- Participar no desenvolvimento e implementação de novos projetos na área.
Competências para algumas das vagas:
- Experiência em funções semelhantes;
- Conhecimentos sólidos das ferramentas de MS Office: Excel, Word, PowerPoint, Access;
- Boa capacidade de expressão escrita, de interpretação e análise, em português;
- Conhecimentos de língua inglesa falada e escrita;
- Boa capacidade de adaptação à utilização das ferramentas e aplicações utilizadas na área;
- Capacidade para trabalhar em equipa, boa comunicação interpessoal e dinamismo;
- Sentido de responsabilidade e empenho;
- Flexibilidade e organização no trabalho;
- Atitudes e comportamentos orientados por elevados padrões de ética, rigor e zelo.
Oferecem em algumas das vagas:
- Contrato de trabalho sem termo;
- Seguro de Saúde;
- Benefícios em vigor na empresa;
- Integração em empresa sólida e com estabilidade.
Mudou a sua designação após a Implantação da República Portuguesa em 5 de Outubro de 1910, para Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Na primeira metade do Século XX, passou por um processo de expansão, tendo assimilado várias empresas ferroviárias privadas, e os caminhos de ferro que tinham estado sob a gestão do Governo Português. No entanto, os efeitos da Segunda Guerra Mundial, e o avanço dos transportes rodoviário e aéreo deterioraram de tal forma a sua situação económica que, após a Revolução de 25 de Abril de 1974, foi necessário nacionalizar a Companhia, mudando novamente de nome, para Caminhos de Ferro Portugueses, E.P.
Esta empresa foi profundamente modificada em 1997, quando lhe foi retirada a gestão das infra-estruturas (que foi entregue a uma nova entidade, a REFER), ficando a CP somente com a exploração dos serviços ferroviários.
Na sequência desta alteração, em 2009 o nome legal da empresa foi modificado, passando a ser Comboios de Portugal, E.P.E., embora a CP já usasse essa designação para fins publicitários desde 2004. Poderá consultar todas as oportunidades no site oficial desta empresa, ou alternativamente aqui.