As oportunidades para motoristas de ligeiros continuam a aumentar em Portugal. A maioria das vagas são destinadas a motoristas de pesados, contudo, também existem algumas vagas disponíveis para motoristas de ligeiros.
Funções em algumas das vagas:
- Distribuição de pequenos volumes porta a porta
- Distribuição na zona e concelhos vizinhos de seg a sext - horario diurno
- Função dinâmica, contato com o público e clientes finais
Oferecem em algumas das vagas:
- Experiencia na função é preferencial
- Salário base mais premio de produtividade
- Bom ambiente de trabalho
Motoristas de Pesados:
Requisitos em algumas das vagas:
- CAM atualizado
- Carta C+E atualizada
- Boa comunicação e apresentação
- Dinamismo, responsabilidade e proatividade
- Organização
- Experiência como motorista de pesados
- Experiência em cisternas com compressor + 3 anos (Preferencialmente)
- Experiência Basculantes
- Experiência Lonas
Oferecem em algumas das vagas:
- Vencimento com acordo CCTV
- Formação
O termo motorista vem do termo francês foguista, porque os primeiros automóveis, como seus equivalentes ferroviários e marítimos, eram movidos a vapor e exigiam que o motorista alimentasse o motor. Os primeiros automóveis movidos a gasolina, antes do advento da ignição elétrica, eram acesos por "tubos quentes" na cabeça do cilindro, que precisavam ser pré-aquecidos antes de o motor dar partida. Daí o termo motorista que, neste contexto, significa algo como "aquecedor superior". O motorista prepararia os tubos quentes no início da viagem, após o que o ciclo natural de compressão do motor os manteria na temperatura correta. O motorista também fazia a manutenção do carro, incluindo manutenção e limpeza de rotina, e precisava ser um mecânico habilidoso para lidar com quebras e furos nos pneus durante o trajeto, muito comuns nos primeiros anos do automóvel.