Ambulância é uma viatura que se encontra devidamente adaptada para o serviço do Corpo de Bombeiros.
As ambulâncias de emergência, em diversos países, são identificadas pelo sinal Estrela da Vida. Este sinal, com origem nos serviços de emergência médica dos Estados Unidos e, actualmente, adoptado por muitos outros, representa os seis estágios do tratamento médico pré-hospitalar.
Ao invés da Estrela da Vida, as ambulâncias militares são identificadas pela Cruz Vermelha. Este símbolo protege-as de ataques à luz das leis internacionais da guerra.
- Escolaridade mínima obrigatória;
- Carta de condução (fator eliminatório);- Elevado sentido de responsabilidade;- Capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.- Boletim de vacinas atualizado.- Robustez física adequada á função.- Disponibilidade para trabalhar por turnos.- Capacidade de Organização.- Gosto pelo trabalho em equipa.- Atitude positiva e empática.
Além das ambulâncias de emergência existem outros tipos, as mais comuns sendo as ambulâncias de transporte de doentes. Estes veículos servem apenas para transportar doentes, em situações não-urgentes, para locais de tratamento. Normalmente não estão equipadas com equipamento de suporte à vida e, muitas vezes nem sequer com luzes rotativas e sirenes. Em alguns locais, existe uma forma modificada de ambulância usada apenas para o transporte rápido de uma equipa médica a um local de uma ocorrência, não sendo usada para transporte de pacientes. Nestes casos, um paciente que necessite de ser transportado para o hospital sê-lo-á, numa outra ambulância com essa capacidade. Poderá consultar as oportunidades aqui.