Serviços Municipalizados de Água e Saneamento são empresas municipais que têm como missão, a distribuição domiciliária de água, drenagem de águas residuais domésticas, industriais e pluviais, e recolha de resíduos sólidos urbanos, no espaço territorial afecto ao concelho a que pertencem.
Caracterização do Posto de Trabalho em algumas oportunidades:
Assistente Técnico na área funcional Administrativa, com as seguintes funções específicas:
Desenvolve funções que se enquadram em diretivas gerais dos dirigentes e chefias, de expediente, arquivo, secretaria, contabilidade-processamento, pessoal e aprovisionamento e economato, tendo em vista assegurar o funcionamento dos órgãos incumbidos da prestação de bens e serviços;
Executa predominantemente as seguintes tarefas:
- Introduzir e manter a informação e dados nas bases de dados especificas dos serviços:
- Organizar e executar tarefas administrativas de apoio à atividade dos serviços;
- Executar tarefas de apoio à contabilidade e tesouraria;
- Executar tarefas administrativas de apoio à gestão dos recursos humanos;
- Executar tarefas administrativas de apoio à gestão de consumidores e faturação;
- Executar tarefas administrativas de apoio à área de expediente;
- Organizar e desenvolver os processos relativos à aquisição e/ou manutenção de material, equipamento, instalações ou serviços;
Área Financeira (Aprovisionamento e Stocks e Contratação):
- Mantém atualizado o ficheiro de fornecedores e suas condições de fornecimento;
- Recebe as requisições de compra para aquisição de materiais cumprindo e verificando a legislação e os procedimentos em vigor;
- Procede a consultas ao mercado sobre preços e outras condições de fornecimento de materiais, assim como mantem atualizado o respetivo ficheiro de preços e condições de fornecimento;
- Submete à apreciação dos requisitantes a qualidade técnica dos materiais apresentados nas propostas;
- Processa todas as requisições de materiais depois de devidamente aprovados, assegurando que os aprovisionamentos se efetuem atendendo em simultâneo aos parâmetros de economia, qualidade e prazos de entrega adequados;
- Procede a conferência das faturas, através do Sistema Informático SAP, verifica o cumprimento dos requisitos legais e a conformidade com as Notas de Encomenda e envia para aprovação dos responsáveis dos setores requisitantes;
- Após aprovação das faturas, regista a entrada dos materiais não stockáveis e dos serviços contratados, e encaminha as faturas para a Divisão de Contabilidade para efeitos de registo e emissão da autorização de pagamento;
- Elabora convites/programas de concurso e cadernos de encargos para a contratação de aquisições de bens e serviços e empreitadas;
- Procede ao lançamento dos procedimentos de contratação através da publicitação em Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, quando aplicável;
- Procede à gestão dos procedimentos de contratação na plataforma eletrónica durante a fase de formação dos contratos de aquisição de bens e serviços e empreitadas;
- Verifica a documentação entregue para efeitos de habilitação dos adjudicatários;
- Elabora minutas dos contratos e providencia a sua outorga, em conformidade e dentro dos prazos estabelecidos na legislação em vigor;
- Procede à publicitação dos contratos no Portal Base através da emissão dos correspondentes relatórios e fichas, em cumprimento da legislação em vigor.
Área de Contabilidade:
- Desenvolve funções que se enquadram em diretivas gerais do Coordenador Técnico de Contabilidade Orçamental, Geral e Analítica, tendo em vista assegurar o funcionamento da Secção;
- Cabimenta as despesas a realizar;
- Efetua a reconciliação bancária;
- Efetua a cativação de verbas, mediante o comprovativo das despesas realizadas;
- Recebe e confere todos os documentos que se destinem à Contabilidade, independentemente de deverem ou não ser contabilizados;
- Procede à separação dos documentos por grupos de movimentos a realizar, efetuando a sua classificação de acordo com o plano de contas aprovado;
- Efetua o controlo da informação contabilística, verificando se cada documento está devidamente classificado;
- Confere todos os movimentos processados com as informações de base que lhes deram origem; Elabora os mapas de custeio de cada centro de custo;
- Processa a repartição e imputação dos custos dos centros aos utilizadores, às explorações ou a resultados;
- Processa as autorizações de pagamento com vista à liquidação das faturas aos fornecedores/credores;
- Estabelece contato com os fornecedores/credores dando nota das respetivas transferências bancárias;
- Preenche dados nas plataformas informáticas de entidades externas como por exemplo o SIIAL;
- Efetua o arquivo de todas as autorizações de pagamento e das faturas que dela fazem parte;
- Cria contratos de prestação de serviços e empreitadas;
- Carrega dados nas aplicações informáticas utilizadas nos serviços.
Candidaturas:
- As informações relativas a candidaturas deverão ser consultadas na Bolsa de Emprego Público acedendo à oferta a que se pretende candidatar. Alternativamente poderá consultar os procedimentos aqui.