Há vagas em vários estabelecimentos escolares para pessoal não docente.
Nos concursos que se encontram disponíveis de momento, exigem diversas habilitações literárias como requisito mínimo, sendo que o mais comum é o 9.º ano de escolaridade, no entanto há outras oportunidades em que o ensino secundário completo é fundamental assim como em várias vagas não fazem referência às habilitações literárias, ignorando o nível de escolaridade do candidato.. Atualmente os processos de recrutamento disponíveis para pessoal não docente são de assistentes operacionais, assistentes técnicos para vários Agrupamentos de Escolas.
A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) tem como objetivo garantir a concretização regional das medidas de administração e o exercício das competências periféricas relativas às atribuições do Ministério da Educação (ME). É ainda da sua responsabilidade a articulação com as autarquias locais, organizações públicas e privadas nos domínios de intervenção no sistema educativo, visando o aprofundamento das interações locais e o apoio ao desenvolvimento das boas práticas na atuação dos agentes locais e regionais da educação, bem como assegurar o serviço jurídico-contencioso decorrente da prossecução da sua missão.
As vagas disponibilizadas são de Procedimentos Concursais Comuns para Assistentes Operacionais. Pode consultar com mais detalhe, e com atenção, todas as vagas em aberto, tais como a forma de candidatura e outros detalhes importantes, aqui.