A Mercadona é uma das empresas de referência no setor da distribuição alimentar em Espanha e está a crescer em Portugal.
A Mercadona anunciou a sua expansão internacional em junho de 2016. A cadeia de supermercados abriu as suas primeiras 10 lojas em Portugal em 2019, começando com quatro lojas localizadas na região do Grande Porto, e as restantes 6 abriram durante o segundo semestre nos distritos do Porto, Braga e Aveiro e um bloco logístico na Póvoa de Varzim.
Em 2016, a Mercadona criou a sociedade Irmãdona Supermercados S.A., com sede no Porto, e deu início ao processo de recrutamento para cobrir as necessidades de emprego. Numa semana recebeu 5.000 candidaturas para o processo de contratação dos primeiros 120 diretivos para Portugal.
O presidente da Mercadona, Juan Roig, explicou a eleição de Portugal para a sua expansão internacional pela proximidade do mercado e pelo potencial que representa, tendo destacado também a “oportunidade” que a expansão oferece de forma a “aprender tanto acerca do consumidor, como do setor de distribuição. Aliado a estes fatores, está também o facto de que a Mercadona já possui uma forte relação com fornecedores portugueses, tendo realizado 203 milhões de euros em compras neste país, entre 2016 e 2018.
Em 2017, abriu portas o Centro de Coinovação de Matosinhos, no qual a Mercadona se propõe a conhecer os gostos e hábitos do “Chefe” português (como a Mercadona chama internamente ao cliente) com o objetivo de desenvolver um sortido de produtos que o satisfaça. Em setembro do mesmo ano, o então Ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, visitou o Centro de Coinovação, acompanhado por Eduardo Pinheiro, então presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e outras autoridades. “Este investimento é um sinal da confiança da Mercadona em Portugal e abre oportunidades às empresas portuguesas para fornecerem novos produtos a este grupo, não só no mercado português, mas também em todo o mercado ibérico”, afirmou Caldeira Cabral.