Um estudo realizado pelo Instituto de Psicologia Aplicada da Universidade Europeia, concluiu que fazer pausas no local de trabalho ajuda a descomprimir o stress laboral e melhora o rendimento.
Quer seja para fumar, beber café ou conversar, esta pausa aumenta a produtividade e rendimento dos funcionários porque combate a fadiga e o bloqueio mental.
Estas estratégias são utilizadas em empresas que exigem trabalhadores atentos e concentrados durante muito tempo, como é caso de grandes empresas como Microsoft e Apple. Nestes casos os funcionários têm direito a pausas com massagens e dormidas de poucos minutos de forma a recuperar da fadiga mental e regressar ao serviço com mais energia e ritmo para render melhor.
É também uma forma de compensar a falta de tempo para a vida pessoal.
Uma maneira de gerir pausas é a conhecida Técnica Pomodoro, é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. A técnica deriva seu nome da palavra italiana pomodoro (tomate), como referência ao popular cronômetro gastronômico na forma dessa fruta. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.
Passo-a-passo:
- Escolher e listar as tarefas a serem executadas;
- Ajustar o cronômetro para o tempo desejado (geralmente 25 minutos);
- Escolher a tarefa inicial;
- Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anotá-la e voltar o foco imediatamente de volta à tarefa;
- Quando o alarme tocar, fazer uma marcação em um papel para contabilizar a quantidade de intervalos.
- Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos);
- Depois da quarta marcação, fazer uma pausa mais longa (10-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.