Força Aérea Portuguesa tem concursos de formação abertos em várias áreas.
Uma força aérea é, em sentido lato, o ramo aéreo das forças armadas de uma nação, estando encarregue de conduzir a guerra aérea. As forças aéreas de alguns países são oficialmente designadas com termos alternativos como "aeronáutica militar", "exército do ar", "arma aérea" ou "corpo aéreo".
Em sentido restrito, o termo "força aérea" (neste caso, referida como "força aérea tática" ou "força aérea numerada") também se pode referir a uma grande unidade aérea, dentro de uma força aérea nacional.
Tipicamente, as forças aéreas são responsáveis pela operação de uma combinação de caças, caça-bombardeiros, bombardeiros, helicópteros, aviões de transporte e outras aeronaves. Algumas forças aéreas também são responsáveis pela operação de equipamentos aerospaciais e de mísseis balísticos intercontinentais. Outras são também encarregues da operação de armas de defesa antiaérea baseadas no solo, como canhões antiaéreos, mísseis terra-ar ou mísseis antibalísticos.
A FAP tem como missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional. Compete-lhe, ainda, satisfazer missões no âmbito dos compromissos internacionais.
Atualmente a Força Aérea Portuguesa tem concursos abertos em regime de contrato para Praças do Regime de Contrato da Força Aérea (CFS/RC) de 2021; Sargentos do Regime de Contrato da Força Aérea (CFS/RC) de 2021; e Oficiais do Regime de Contrato da Força Aérea (CFS/RC) de 2021. Pode consultar mais detalhes acerca deste processo de recrutamento e outras informações relevantes, aqui.