Criada em 1949 por Édouard Leclerc, a insígnia E.Leclerc encontra-se atualmente presente em 6 países.
Quando Édouard Leclerc cria os centros E.Leclerc em 1949,o indivíduo está no centro do seu projeto. É ao serviço das pessoas, integradas na sociedade, que a atividade da distribuição deve colocar-se.
Mais de 50 anos depois, a vocação continua a mesma. Os consumidores, os empreendedores, os colaboradores estão no coração do movimento E.Leclerc. Pretendemos democratizar o consumo, permitindo ao maior número de pessoas aceder aos bens correntes, bem como a produtos distribuídos em circuitos fechados. A prática desta política de preços baixos permite-os bater, obstinadamente, em todas as esferas, política, jurídica e mediaticamente, há mais de 50 anos. A acessibilidade aos produtos depende também da informação. Dar aos consumidores uma melhor perspetiva sobre o universo do consumo, da sua evolução e inovações é o objetivo de comunicação da marca.
Desde a sua criação em 1949, o Movimento apoia-se nalguns homens, que como Edouard Leclerc, são verdadeiros empreendedores autónomos, proprietários do seu comércio. A independência constitui logo de início a pedra angular desta aventura humana que conta hoje 474 aderentes em França. Contrariamente aos grupos integrados, o Movimento E. Leclerc defende a autonomia de cada loja e defende a iniciativa individual ao serviço do projecto de insígnia: tornar os bens e serviços acessíveis ao maior número de pessoas.
A implementação internacional das lojas E. Leclerc estabelece-se no mesmo espírito que em França, tratando-se de Espanha, de Portugal, da Itália, da Polónia ou da Eslovénia. A vontade da insígnia é constituir um pólo de comerciantes independentes europeus. Hoje, 112 lojas já nasceram no estrangeiro, representam mais de 2.4 mil milhões de euros de Volume de Vendas. Por fim, desde 2006, E. Leclerc fundou uma aliança ao lado de quatro distribuidores independentes europeus animados pela mesma visão do seu futuro: Conad (Itália), COOP (Suiça), REWE (Alemanha), et Colruyt (Bélgica), uma aliança cujo objectivo é trocar o saber, para que os consumidores possam beneficiar dos melhores produtos e dos melhores serviços aos melhores preços. Pode consultar as vagas e outros detalhes acerca do processo de recrutamento aqui.