A Cruz Vermelha Portuguesa foi criada em 11 de Fevereiro de 1865
A Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, depois Cruz Vermelha Portuguesa, é a sociedade nacional portuguesa do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
A Cruz Vermelha Portuguesa foi criada a 11 de Fevereiro de 1865, com o nome de Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos e Doentes Militares em Tempo de Guerra, pelo médico militar José António Marques que, no ano anterior, tinha representado o rei D. Luís I na conferência internacional que deu origem à I Convenção de Genebra.
Ao longo da sua história a Cruz Vermelha Portuguesa prestou auxílio em todas as guerras e grandes catástrofes que Portugal esteve envolvido. Prestou também auxílio internacional em situações de catástrofes e guerras no estrangeiro.
A Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha foi feita Grande-Oficial da Antiga e Muito Nobre Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 29 de Março de 1919, Grande-Oficial da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo a 29 de Outubro de 1925 e Grã-Cruz da Ordem de Benemerência a 5 de Outubro de 1933. A 15 de Novembro de 1982 a Cruz Vermelha Portuguesa foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.
A CVP é uma instituição humanitária de utilidade pública destinada a defender a paz, garantir o respeito pela dignidade da pessoa humana, menorizar os efeitos da guerra e a promover a vida e a saúde. Podes consultar as vagas aqui.