A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), localizada na Cidade Universitária de Lisboa, é a depositária do maior património bibliográfico de Portugal.
A biblioteca foi criada por alvará de 29 de Fevereiro de 1796, com o nome de Real Biblioteca Pública da Corte, tendo como objetivo o acesso do público geral ao seu acervo, desta forma contrariando a tendência europeia da época de disponibilizar apenas para sábios e eruditos os tesouros manuscritos e impressos da sua Biblioteca Real.
A sua localização no lado poente do jardim do Campo Grande e o projeto arquitetónico foram aprovados pelo governo de António de Oliveira Salazar, devido à exiguidade do Convento de São Francisco, onde se encontrava. A arquitetura deste edifício de raiz é da autoria de Porfírio Pardal Monteiro e de grande modernidade para a época. A Torre de Depósitos, com 13 pisos , é feita de betão armado e dotada de monta-livros assim como de instalação pneumática para receção de requisições. Foram integrados elementos com desenho vanguardista, como o recreio circular do pátio central exterior, para apoio a um infantário, existente entre 1974 e 2007. A transferência dos materiais para o edifício atual ocorreu em 1969 e a inauguração do novo espaço, ocorreu no dia 10 de abril.
A ampliação e remodelação da Torre de Depósitos, que lhe acrescentou 6 300 m², ocorreu entre 2008 e 2011, tendo ainda a remoção de importantes quantidades de amianto sido efetuada nesse período.
Conteúdo Funcional:
- Direção de Serviços Bibliográficos Gerais
- Coordenar os Serviços da Agência Bibliográfica Nacional e de Coleções do Fundo Geral, compreendendo as funções de gestão biblioteconómica e de serviços ao público leitor e profissional; orientar projetos de renovação tecnológica dos serviços, em aplicações de uso profissional e sistemas de informação bibliográfica destinados ao público, incluindo aspetos de gestão e reutilização de dados e colaboração na preparação e difusão de normas.
Habilitação Literária:
- Licenciatura
- Descrição da Habilitação:Ciências Sociais e Humanas, pós-graduada Ciência da Informação ou equivalente, área de bibliotecas
Perfil:
- Ser possuidor de competência técnica e experiência nas áreas do cargo a prover, incluindo conhecimentos na área de tecnologias de informação em bibliotecas; ser detentor de capacidade de desenvolvimento de trabalhos e coordenação de atividades multidisciplinares e de gestão de mudanças organizacionais e técnicas; possuir capacidades superiores de comunicação escrita e oral, em português e inglês, e facilidade de comunicação interpessoal e pedagógica.
Métodos de Seleccção a Utilizar:
- Avaliação Curricular e Entrevista Pública, podendo o Júri considerar que nenhum dos candidatos reúne condições para ser designado, de acordo com o disposto no n.º 7 do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004.
Candidaturas:
- Todas as informações poderão ser consultadas aqui.