"Há trabalhadores que têm 20 anos de serviço e ganham o mesmo dos que entram hoje"

"Há trabalhadores que têm 20 anos de serviço e ganham o mesmo dos que entram hoje"


Segundo alguns especialistas, "Portugal é um dos países que mais tem aumentado o salário mínimo nacional. O salário mínimo teve, em 2020, o valor de 635 euros por mês. Apesar de ser um valor reduzido comparado a alguns salários europeus, o custo de vida muito reduzido permite ter uma qualidade de vida superior (segundo os estrangeiros que se mudam para Portugal) também suportada pela grande segurança, bom ambiente e simpatia dos portugueses". Contudo a realidade que se vive é que existe quem trabalhe na mesma empresa durante 20 anos e ganhe o mesmo que quem acabou de entrar.

Alertando para este facto, os trabalhadores dos hospitais EPE fizeram greve, José Abraão, secretário-geral do SINTAP, fez um primeiro balanço dos números da greve e falo sobre as reivindicações dos trabalhadores da área da saúde.

José Joaquim Abraão Nasceu a 5 de Julho de 1957, em Vila Real. Tirou o curso de auditor de defesa do Instituto de Defesa Nacional. Na final da década de 70, tornou-se dirigente do Sindicato dos Escritórios de Vila Real, organização no âmbito da qual teve os primeiros contactos com a central sindical UGT. Ingressou na Administração Pública em 1980, como técnico municipal na Câmara Municipal de Vila Real. Com frequência universitária na área das Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tornou-se membro da Assembleia Municipal de Vila Real em 1986.

Integrou o SINTAP em 1982, tornando-se posteriormente secretário nacional da UGT, e foi eleito Vice Secretário-Geral do SINTAP, em 2003, no VII Congresso deste sindicato realizado em Coimbra, sendo reeleito para o mesmo cargo no mandado seguinte. Foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Sra. da Conceição, no distrito de Vila Real, para o mandato 2009/2013. O ano de 2011 marca a sua entrada na Comissão Politica Nacional do Partido Socialista, no Conselho Consultivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional e no Conselho Geral do Centro de Estudos Autárquicos. O X Congresso do SINTAP, realizado em Novembro de 2013, em Lisboa, culmina com a sua eleição a Secretário-Geral, em prol da defesa dos trabalhadores da Administração Pública. Em novembro de 2016, em Assembleia geral eletiva, é eleito Secretário-geral da FESAP.







Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.