A Navegação Aérea de Portugal é uma entidade pública empresarial, que garante a prestação dos serviços de tráfego aéreo
A empresa exerce a sua atividade no Continente e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Junto ao Aeroporto de Lisboa está situada a Sede da empresa, o Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa e o Centro de Formação. Na região Autónoma dos Açores, concretamente na ilha de Santa Maria, está situado o Centro de Controlo Oceânico. Para além destes dois importantes Centros, a NAV Portugal tem ainda outras infraestruturas com Serviços de Tráfego Aéreo a funcionar nas Torres de Controlo de Lisboa, Cascais, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores. Para a plena concretização da sua missão de Controlo de Tráfego Aéreo a NAV Portugal possui um vasto conjunto de equipamentos e instalações técnicas (estações radar, rádioajudas e comunicações) em vários pontos do Continente e Regiões Autónomas.
O sistema de gestão de tráfego aéreo Oceânico em Santa Maria e a entrada faseada em serviço de uma nova geração de sistemas de gestão de tráfego aéreo em Lisboa foram passos determinantes para manter a NAV Portugal na vanguarda dos prestadores de serviços de navegação aérea.
Este procedimento visa selecionar os interessados que sejam detentores do perfil e reúnam as condições para participar num Curso de Formação Inicial para CTA.
- O concurso n.º 01/FORMA/2021 seleciona formandos para um Curso de Formação Inicial de CTA com 24 (vinte e quatro) vagas, concorrendo os candidatos à Formação Inicial com os candidatos detentores de Licença de Instruendo CTA.
A data de encerramento da apresentação de candidaturas constante neste “Aviso de concurso” é aplicável a ambos os tipos de candidaturas.
- O Curso de Formação Inicial CTA tem uma estrutura que obedece a padrões definidos por legislação europeia (Regulamento UE 2015/340, de 20 de fevereiro de 2015 – apêndices 2 a 8), sob certificação emitida pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
A organização do curso a que respeita este Concurso abrange os seguintes cursos específicos:
- Curso de Formação de Base (4 meses)
- Curso de Qualificação de Aeródromo (3,5 meses)
- Curso de Qualificação Convencional (2,5 meses)
- Curso de Qualificação de Vigilância (5 meses)
Os candidatos que concluírem com sucesso os cursos obtêm uma licença de instruendo CTA e realizarão um estágio operacional com duração média de 6 meses num órgão dos Serviços de Controlo de Tráfego Aéreo indicado pela NAV Portugal.
Perfil
- As avaliações durante as fases do Concurso estão definidas para selecionar os candidatos com o perfil exigido. Serão avaliados entre outros aspetos relevantes: os fatores psicotécnicos, comportamentais, trabalho de equipa, assertividade, capacidade para gerir e resolver situações complexas, sentido de responsabilidade e flexibilidade para um horário de trabalho por turnos.
Os locais onde se situam os órgãos dos Serviços de Tráfego Aéreo são os seguintes:
- Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores (Região Autónoma dos Açores);
- Funchal e Porto Santo (Região Autónoma da Madeira);
- Lisboa, Porto, Faro e Cascais.
Poderá consultar mais informação aqui.