O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma estrutura através do qual o Estado Português assegura o direito à saúde (promoção, prevenção e vigilância) a todos os cidadãos de Portugal.
A sua criação remonta ao ano de 1979, após se terem reunido as condições políticas e sociais provenientes da reestruturação política portuguesa da década de 1970.
O objectivo primário do SNS é a persecução, por parte do Estado, da responsabilidade que lhe cabe na protecção da saúde individual e colectiva e para tal está munido de cuidados integrados de saúde, nomeadamente a promoção e vigilância da saúde, a prevenção da doença, o diagnóstico e tratamento dos doentes e a reabilitação médica e social.
Nestes últimos anos, o sector da Saúde tem vindo a sofrer mudanças significativas, desde a transferência generalizada dos Hospitais das Misericórdias para a alçada do Estado, a criação do SNS, a publicação da Lei de Bases em Saúde, a transformação do estatuto jurídico dos hospitais públicos para SA (e posteriormente para EPE) e a construção de novos hospitais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o SNS é o 12.º mais eficiente sistema de saúde do mundo.
Caracterização do Posto de Trabalho:
O posto de trabalho a ocupar caracteriza-se pelo exercício de funções correspondentes à categoria de Assistente Operacional, tal como descritas no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, designadamente:
- Receção, conferência, arrumação e reposição de produtos;
- Expediente e tratamento de pedidos/aviamento, execução do respetivo embalamento;
- Realização de inventários; Registo de tarefas em terminais portáteis com leitura de código de barras – tipo PDA – Personal Digital Assistant;
- Preparação de cargas e descargas de mercadorias;
- Manuseamento de equipamentos pesados de armazém (empilhador, porta-paletes, …) e condução de viaturas de distribuição.
Poderá consultar a lista de procedimentos concursais no Bep ou alternativamente em negociavel .pt pesquisando por "Administração Regional de Saúde do Centro".