O Metropolitano de Lisboa é o sistema de metropolitano da cidade de Lisboa.
Desde 1888 que se pensava em construir um sistema de caminhos de ferro subterrâneo na cidade de Lisboa, à semelhança das que já existiam em Londres, Budapeste e Glasgow, e da que estava a ser construída em Paris. A ideia foi apresentada pelo engenheiro militar Henrique de Lima e Cunha, que havia publicado na revista Obras Públicas e Minas o projeto de uma rede com várias linhas que poderia servir a capital portuguesa. Mais tarde, já na década de 1920, Lanoel d'Aussenac e Abel Coelho em 1923, e José Manteca Roger e Juan Luque Argenti em 1924, apresentaram os seus projetos para um sistema de metropolitano em Lisboa, mas ambos foram rejeitados.
Após a Segunda Guerra Mundial, na qual o país se manteve neutro, a retoma da economia nacional e a ajuda financeira do Plano Marshall deram um forte impulso para o início da construção do metro. Foi constituída uma sociedade a 26 de janeiro de 1948, que tinha como objetivo o estudo da viabilidade técnica e económica de um sistema de transporte público subterrâneo na capital.
Os candidatos deverão satisfazer as seguintes condições para algumas das vagas:
- 12º Ano de escolaridade ou formação profissional equivalente na área de eletrotecnia;
- Experiência comprovada, no mínimo de 2 anos, em de trabalho, de manutenção e reparação de avarias, em redes/equipamentos de média tensão (10kV/250kVA) e quadros/equipamentos de baixa tensão e controlo;
- Capacidade para ler e interpretar esquemas e diagramas elétricos, normas e instruções técnicas;
- Capacidade de deteção e análise de avarias em redes/equipamentos de média tensão (10kV) e quadros/equipamentos de baixa tensão e controlo;
- Experiência de utilização de aparelhos/equipamentos de medida;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
- Conhecimentos de inglês falado e escrito (nível médio);
- Facilidade de adaptação a novas situações e capacidade de trabalho em equipa;
- Flexibilidade de horários/Disponibilidade de trabalho por turnos.
Em abril de 2016 é aberto ao público o prolongamento da linha Azul, entre as estações Amadora Este e Reboleira, configurando-se um marco de grande importância na história do Metropolitano de Lisboa tal como configura um momento de especial importância para a Área Metropolitana de Lisboa. O novo troço acrescenta uma extensão de 937 metros à rede do Metro que, desta forma, alcança 44,5 km de comprimento, dispondo de um total de 56 estações, nas suas quatro linhas autónomas.
Podes ver as várias vagas em aberto no site oficial do Metro de Lisboa, ou alternativamente aqui.