Gostavas de trabalhar nas Finanças?

O Ministério das Finanças (MF) é o departamento do Governo de Portugal que tem por missão definir e conduzir a política financeira do Estado e as políticas para a Administração Pública.


O Ministério das Finanças tem a sua origem nas vedorias da Fazenda criadas no século XIV para gerirem os assuntos financeiros do Estado. A partir 1584, as vedorias são substituídas pelo Conselho do Tribunal da Fazenda. Em 1761, é criado o Erário Régio que se transforma no departamento central de finanças do Estado, sendo extinto o Conselho da Fazenda.

Em 1788, é criado o moderno Ministério das Finanças, sendo então denominado Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda. A partir de 1849 passa a designar-se Ministério dos Negócios da Fazenda ou simplesmente Ministério da Fazenda.

Em 1910, o departamento muda a sua denominação para Ministério das Finanças


Perfil pretendido para algumas das funções nas Finanças:
  • Licenciatura – adequada ao desempenho das funções;
  • Trabalho de equipa e cooperação, tolerância à pressão e contrariedades, inovação e qualidade, orientação para resultados, planeamento e organização.
  • Experiência profissional na área financeira; 
  • Conhecimentos da área orçamental;
  • Utilizador frequente de base de dados e de excel;

Formação pedida em algumas funções:
  • Formação na área financeira ou similares;
  • Conhecimentos de inglês; 
  • Conhecimentos de sistemas de gestão financeira e patrimonial;
  • Capacidades de orientação para resultados, análise da informação e sentido crítico, conhecimentos especializados e experiência, responsabilidade e compromisso com o serviço e capacidade de trabalho em equipa.

Algumas das funções nas Finanças:
  • Acompanhamento da execução orçamental;
  • Produção de contributos para os processos de prestação de contas;
  • Análise de processos e solicitações das entidades no âmbito da gestão orçamental ou que impliquem encargos orçamentais;
  • Processo de planeamento financeiro e gestão dos recursos financeiros e patrimoniais;
  • Processo de prestação de contas;
  • Reporte de informação de execução orçamental;
  • Gestão patrimonial e serviços administrativos e de pessoal.

Sempre que novas vagas abrirem, vais poder consultá-las no BEP.







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