Super Bock é uma marca de cerveja portuguesa detida pela empresa Super Bock Group.
A marca Super Bock nasce em 1927 e em 1967 são lançados os primeiros anúncios sob o slogan "A cerveja que supera a sua exigência". Durante os anos 70 é inaugurada a rede de distribuição, em Lisboa, composta por 12 camiões.
Em 1992, a Super Bock atinge a liderança do mercado português, mantendo-se na preferência dos consumidores de cerveja até aos dias de hoje. Em 1995, a Super Bock é a primeira marca portuguesa a dar o nome a um festival. Inaugurava-se assim o Super Bock Super Rock, o maior festival de rock que se realiza em Portugal e o único a celebrar 20 anos consecutivos da melhor música. Em 1998 e em 2001, patrocina aqueles que são dois dos maiores eventos culturais portugueses de sempre: Expo’98 e Porto 2001 (Capital Europeia da Cultura).
O lançamento da Super Bock Stout, em 2003, vendeu, em três meses de presença no mercado, cinco milhões de litros, o valor que o grupo tinha estimado atingir até ao final desse ano. Nesse mesmo ano, prepara a entrada no segmento de cervejas sem álcool, com a Super Bock Twin. No ano seguinte, 2004, a marca lança a Super Bock Green, marcando o início de um novo segmento no mercado das cervejas em Portugal: as beer mixers (cervejas com sabores).
Em 2006, dá-se o lançamento da Super Bock Tango, a primeira "cerveja groselha" produzida em Portugal, e da Abadia, uma cerveja de receita artesanal - que acabou por atingir a maior quota de mercado de entre os novos lançamentos.
Já em 2007, a Super Bock apresenta a primeira garrafa de cerveja portuguesa inteiramente fabricada em alumínio. No mesmo ano, é relançada a nova gama de cervejas sem álcool Super Bock, criada através de uma parceria com o Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Para a produção da nova Super Bock Sem Álcool parte-se de uma cerveja de base - a Super Bock Original - à qual são retirados os aromas. A cerveja é submetida a um processo de remoção de álcool e, no final, os aromas são devolvidos à cerveja. São também lançadas a cerveja Sem Álcool Preta e a inédita Sem Álcool Pêssego. Em Outubro, o lançamento da Super Bock Sem Álcool Limão reforça a gama de cervejas sem álcool da Unicer.
Em 2008, é apresentada uma edição limitada gourmet - as cervejas Abadia Rubi e Gold, o mesmo ano em que é anunciada a Super Bock XpresS em garrafa, uma cerveja de pressão em garrafa, um produto parceiro do sistema de cerveja à pressão para uso doméstico (Super Bock XpresS) que tinha sido posto no mercado em 2006. Durante o ano de 2008, a marca iniciou um processo de restyling de toda a sua gama.
Em 2009, chega ao mercado a Super Bock Mini, com abertura fácil, que dispensa a ajuda de um saca-caricas - um sistema pioneiro no mercado. No seguimento deste lançamento, em 2010, inicia-se a comercialização das IceBocks, uma caixa que permite adicionar gelo para refrescar as cervejas mini, e da primeira edição da Super Bock Verão, uma cerveja mais refrescante e com baixo teor alcoólico.
Ainda em 2010, é reforçada a gama da Super Bock Sem Álcool 0,0%, com um novo sabor: Maçã, e a marca aproveita este lançamento para apresentar a nova imagem para a sua gama de cervejas sem álcool com sabores.
A grande aposta de 2011 da marca passou pelo lançamento da cerveja Super Bock Classic. A Super Bock atravessou um processo de reposicionamento de mercado e de criação de nova assinatura de marca em 2012, para a "Vida é Super".
Em 2013, é lançada a Super Bock Selecção 1927, uma gama de cervejas de cariz artesanal, em edições limitadas e sazonais.
Em 2015, a cerveja portuguesa mais vendida no Mundo assume um novo compromisso com os Portugueses e muda a sua assinatura para "Super Bock Leva a Amizade a Sério". Nesse mesmo ano a Super Bock lança uma nova gama de cervejas - Super Bock Mix Vodka Limão e Super Bock Mix Caipirinha - que pretende ir ao encontro das necessidades dos consumidores mais urbanos, com um foco no mercado de noite e pré-noite.
Em Janeiro de 2016, a Unicer inaugurou o centro de visitas "Super Bock Casa da Cerveja", situado no Centro de Produção de Leça do Balio, onde é possível assistir ao processo de fabrico da cerveja, conhecer as matérias-primas que lhe dão origem, assim como as histórias, curiosidades e os momentos marcantes da cerveja Super Bock.
Anualmente, a marca patrocina a contagem decrescente para o Ano Novo na televisão portuguesa. A primeira iniciativa ocorreu na passagem de ano de 1992 para 1993, e foi emitida pela estação televisiva SIC.
Em 2017, a Super Bock assinala o seu 90.º aniversário com uma nova campanha de publicidade, uma cerveja comemorativa e um conjunto de ativações que vão decorrer ao longo do ano, com a assinatura “90 anos a fazer Amigos”. É também durante este ano que a empresa muda a sua designação para Super Bock Group.
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