
A Ascendi foi considerada em 2015 uma das melhores empresas para Trabalhar em Portugal!
A Ascendi nasceu ainda com o nome AENOR no ano de 1999. Foi adjudicada a sua primeira concessão rodoviária (Concessão Norte), no qual se incluíam as autoestradas A7 e a A11, as quais foram feitas em regime de portagens físicas.
Um ano depois foram atribuídas à AENOR 3 novas concessões: a Costa da Prata, a Beiras Litoral e Alta e a Grande Porto, em regime SCUT (Sem Custos para o Utilizador).
Em 2005 estiveram 350 km de autoestrada em construção em Portugal. Entretanto foram implementadas portagens virtuais nessas autoestradas.
Em 2007 foi atribuída outra concessão à AENOR: a Grande Lisboa, na qual gere autoestradas urbanas na Área Metropolitana de Lisboa.
Em setembro de 2009 a marca AENOR foi mudada para Ascendi. Em 2010 foi celebrado, com efeitos a partir de 1 de julho, o acordo de aditamento ao contrato de concessão, o qual teve como principal alteração a transferência do direito sobre as receitas de portagem da concessionária, que por sua vez tornou-se responsável pelo pagamento anual fixo de receitas de Disponibilidade à concessionária.
Nos anos 2010 e 2011, passou a ser obrigatória a cobrança de portagens eletrónicas em todas as antigas SCUT da Ascendi. Foram feitos 5 contratos de concessão de portagens: Costa de Prata, Beiras Litoral e Alta, Grande Porto, Interior Norte e Pinhal Interior, sendo as duas últimas concessões atribuídas à Ascendi em 2011.
Em 2016, o Túnel do Marão, recentemente inaugurado, passa a ser portajado pela Ascendi em regime de portagens eletrónicas.
As vagas disponíveis são para as zonas de Porto, Lisboa, Viseu e Aveiro, nas áreas de Técnico de Gestão, Técnico de Planeamento e Controlo, Administrador de Sistemas e Operador de Portagem, entre outros.
Principais Atividades em algumas das vagas:
- Classificar e registar (conforme regras definidas) os veículos à saída da autoestrada, procedendo à cobrança das tarifas de portagem;
- Preencher todo o expediente de apoio à atividade;
- Efetuar o apuramento da receita diária e elaborar o boletim da cobrança, depositando o numerário realizado no final de cada turno;
- Promover um bom relacionamento com os clientes, mostrando cordialidade no contacto com os mesmos e disponibilidade na resolução de eventuais questões e/ou problemas que possam surgir;
- Zelar pelo bom estado de conservação e limpeza do equipamento utilizado e da cabina de portagem.
Requisitos para algumas das vagas:
- 11º ano de escolaridade
- Carta de Condução (Condução defensiva)
- Experiência de operação de sistemas informáticos
- Capacidade de gestão de situações de stress
- Sentido de responsabilidade
- Boa capacidade de comunicação
- Capacidade de trabalho em equipa
- Dinamismo e iniciativa