O Novo Banco foi capitalizado com recursos da linha da Troika.
Memorando de Políticas Económicas e Financeiras, também conhecido como Memorando de Entendimento ou Plano da tróica, é um acordo de entendimento celebrado em maio de 2011 entre o Estado Português e o Fundo Monetário Internacional, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu, visando o equilíbrio das contas públicas e o aumento da competitividade em Portugal, como condição necessária para o empréstimo pecuniário de 78 mil milhões de euros que estas três entidades concederam ao Estado português.
Segundo o memorando de entendimento firmado entre o Governo e a tróica, o compromisso de Portugal foi atingir um défice de 5,9 por cento em 2011 (contra os 4,6 por cento anteriores), 4,5 por cento em 2012 e 3 por cento em 2013, quando a meta anterior era de 2 por cento.
O memorando indica que estas metas irão estabilizar a dívida pública por volta de 2013, acrescentando que tal reflete um apropriado equilíbrio entre as ações necessárias para restaurar a confiança dos mercados e assegurar que este ajustamento não prejudique excessivamente o desenvolvimento da economia e do emprego.
Principais atividades a desempenhar (Apanhado geral das vagas encontradas):
- Liderar e gerir tecnicamente a equipa de gestão de conteúdos (sites) inserida na área de Plataformas Digitais do novobanco;
- Desenho de soluções de Arquitetura;
- Identificar as causas de incidentes, apresentar e desenvolver soluções;
- Análise, atribuição de rating e emissão de pareceres a operações de crédito
- Acompanhamento do portfolio afeto à equipa e interação com as áreas comerciais para efeitos do GARC e Comités de Imparidade.
- Auditar os riscos dos Sistemas de Informação, avaliando os controlos gerais IT e os respetivos processos de governação;
- Auditar as aplicações, infraestruturas, processos, atividades e riscos para determinar se os controlos operam eficazmente;
- Elaborar relatórios de auditoria, formulando recomendações para a melhoria do ambiente de controlo;
- Efetuar o seguimento da implementação de todas as recomendações identificadas nos trabalhos de auditoria.
- Colaborar no desenvolvimento e execução do plano de auditoria
- Avaliar e garantir a aplicabilidade das normas regulatórias, legais e do normativo interno
- Avaliar o processo de desenvolvimento dos modelos de IRB e IFRS9 e, por conseguinte, o acompanhamento da Unidade de Controlo de Riscos e Validação, no desenvolvimento, manutenção e monitorização da performance dos modelos
- Preparar relatórios para documentar as auditorias, os procedimentos e interpretar o significado dos resultados, tirar conclusões e fazer recomendações práticas para a sua correção
- Realizar o seguimento da implementação das recomendações emitidas, com a análise dos justificativos que apoiam o seu fecho
- Participar em projetos em que auditoria esteja envolvida
Perfil e competências (Apanhado geral das vagas encontradas):
- Licenciatura em Engenharia de Computação, Informática ou similares;
- Capacidade de liderança técnica e gestão de pessoas;
- Capacidade de adaptação e compromisso com processos Agile;
- Experiência profissional minima de 8-10 anos no desenvolvimento de soluções Web;
- Experiência em desenvolvimento de aplicações e/ou componentes em ambiente Java;
- Experiência com a framework React (inc. Redux);
- Conhecimento de containers (Docker/Kubernetes);
- Conhecimento de tecnologias de Devops (Jenkins, Sonarqube, BitBucket/Git) e Gitflow;
- Conhecimentos de .net;
- Conhecimentos de Datalayer;
- Dar-se-á preferência aos candidatos com experiência de desenvolvimento em Adobe Experience Manager (AEM);
- Formação superior em Economia, Gestão ou Finanças (de preferência com mestrado)
- Sólidos conhecimentos de Excel , Word e Powerpoint
- Fluência em inglês (escrita e oral)
- Experiência profissional minima de 1 ou 2 anos (preferencalmente, em áreas de análise de risco de crédito e/ou banca de investimento)
- Valoriza-se ainda a capacidade de análise financeira, de trabalho em equipa e de comunicação escrita e oral
- Formação superior nas áreas de Gestão, Finanças, Economia, Matemática ou Especialização na área financeira
- Conhecimento sólido das principais regulamentações em matéria de riscos de crédito
- Conhecimentos no âmbito da gestão e do controlo de riscos de crédito
- Bom domínio da língua inglesa (escrito e oral)
- Proficiência em MS Office
- Domínio em ferramentas de análise de dados (exemplo: SAS, R, Phyton, PowerBI, Access, SQL).
- Disponibilidade para deslocações
- Experiência mínima de 4 anos nas áreas de: Auditoria, interpretação de modelos de análise, quantificação e acompanhamento de risco de crédito
- Valoriza-se ainda capacidade analítica, espírito crítico, capacidade de organização e planeamento, capacidade de negociação e comunicação, cumprimento de prazos e atenção ao detalhe
- Formação nas áreas de (exemplos): Informática; Informática de Gestão; Eletrónica e Telecomunicações; Informática e de Computadores; Informática, Redes e Telecomunicações; Telecomunicações e Informática; Informática e Gestão de Empresas; Tecnologias Digitais e Segurança; Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, ou áreas conexas;
- Boa capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Facilidade de comunicação oral e escrita, capacidade de análise, rigor, reflexão e espírito crítico;
- Conhecimento da língua inglesa, oral e escrita;
O surgimento das operações bancárias foi simultâneo ao surgimento da moeda, na medida em que o surgimento desta logo criou a necessidade de instituições que a guardassem e emprestassem. Historiadores acreditam que as primeiras operações bancárias da história tenham sido desenvolvidas na civilização fenícia. Entretanto, o nome banco foi concebido pelos romanos: significava a mesa em que eram realizadas as trocas de moedas. Poderá consultar as vagas no site oficial desta empresa.