A Energias de Portugal é uma empresa do sector energético, verticalmente integrada, com uma posição consolidada na Península Ibérica.
Desde os primórdios da introdução da electricidade em Portugal que a sua geração e distribuição era assegurada de maneira descentralizada, por companhias de âmbito regional. Em 1975, durante o Processo Revolucionário em Curso, o sector eléctrico foi nacionalizado pelo governo de Vasco Gonçalves, passando para as mãos do Estado Português 13 companhias eléctricas.
A 30 de Junho de 1976, durante o VI Governo Provisório, através de Decreto-Lei do Ministério da Indústria e Tecnologia, liderado então por Walter Rosa, foi criada a Electricidade de Portugal - Empresa Pública (EDP), que resultou da fusão das 12 companhias previamente nacionalizadas que operavam em Portugal Continental:
O Grupo EDP tem hoje uma presença forte no panorama energético mundial, estando presente em países como Portugal, Espanha, França, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Bélgica, Polónia, Roménia, Brasil, Canadá, México, Angola e China, contando com cerca de 10 milhões de clientes e 12 mil colaboradores em todo o mundo.
Desafios em algumas das vagas:
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Gosto por trabalhar por objetivos;
- Dinamismo e boa capacidade de organização;
- Forte sentido de responsabilidade;
- Facilidade de manuseamento com as novas tecnologias "TABLET";
- Disponibilidade imediata;
Responsabilidades em algumas vagas:
- Gerir a agenda de reuniões com os clientes e organizar as visitas aos mesmos
- Comercializar produtos e serviços para o mercado empresarial na região atribuída
- Acompanhar as propostas em cursos
- Realizar prospeção e contacto com novos clientes
- Frequentar de forma ativa e participativa a formação e reuniões previstas
- Reporta a Chefe de Equipa e Diretor Comercial
Perfil para algumas das vagas:
- Boa capacidade de comunicação/ argumentação;
- Capacidades de Negociação/ Comerciais valorizadas;
- Orientação para o Cliente, atitude dinâmica e colaborativa;
- Apetência para trabalhar por objetivos;
Oferecem em algumas vagas:
- Viagens a cargo da empresa (Carro da empresa para uso pessoal)
- Boas condições remuneratórias (VB + SR + Prémios + Comissões)
- Progressão na carreira
- Formação Continua
- Suporte logístico;
Em meados da década de 1980 a rede de distribuição da EDP cobria 97% do território de Portugal continental e assegurava 80% do fornecimento de energia eléctrica em baixa tensão. Em 1991, o Governo decidiu alterar o estatuto jurídico da EDP, de Empresa Pública para Sociedade Anónima. Em 1994, depois de uma profunda reestruturação, foi constituído o Grupo EDP.
Em Junho de 1997 ocorre a primeira fase de privatização da EDP, tendo sido alienado 30% do capital. Foi uma operação de grande sucesso em que a procura superou a oferta em mais de trinta vezes, e pela qual mais de oitocentos mil portugueses (cerca de 8% da população) se tornaram accionistas da EDP. Poderá consultar as oportunidades aqui.